Home / Comunicação / Notícias
Publicado em 3 outubro, 2025
A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) marcará presença no Festival Curicaca, realizado entre os dias 7 e 11 de outubro, em Brasília. Em três painéis, representantes da Embrapii vão tratar de temas como prospecção de investimentos para inovação, computação quântica no futuro da indústria e disrupção nos processos industriais.
O público do evento terá a oportunidade de conhecer o modelo de negócios Embrapii que conecta a expertise de unidades de pesquisa qualificadas aos desafios e demandas reais da indústria. Este modelo de cooperação acelera o desenvolvimento de tecnologias avançadas para os setores industriais.
O evento sobre inovação e tecnologia na indústria Festival Curicaca é promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em sintonia com diversos parceiros nacionais e internacionais, setor produtivo e instituições públicas. As atividades serão realizadas no estádio Arena BRB Mané Garrincha e diversos pontos da capital federal.
Modelo Embrapii
A Embrapii participa de três painéis no Festival Curicaca:
7/10, às 15h – Dinheiro Inteligente. Quais são os fundos de impacto e como atrair capital para a indústria inovadora?
Palestrante: Igor Nazareth, diretor de Inovação e Relações Institucionais da Embrapii
8/10, às 11h – Pensar Quântico. O que a computação quântica mudará no chão de fábrica, logística e pesquisa de materiais?
Palestrante: Dra. Valéria Loureiro, coordenadora do Centro de Competência Embrapii CIMATEC em Tecnologias Quânticas – QuIIN
11/10, às 11h – Trindade Disruptiva. Quando a IA, automação e computação quântica se integram, o que muda nos processos produtivos?
Palestrante: Anderson Soares, coordenador da Unidade Embrapii CEIA, da Universidade Federal de Goiás (UFG)
Sobre a Embrapii
A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com instituições de pesquisa, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial, com o objetivo de fomentar a inovação na indústria. Para isso, conecta pesquisa e empresas, e divide riscos, ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado.
Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade com a competência técnica que se enquadra às necessidades de seu projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Centros de Competência Embrapii: desenvolvendo tecnologias para a indústria do futuro
Enquanto muitas iniciativas de inovação olham para o agora, os Centros de Competência Embrapii têm os olhos voltados para o...
Continuar lendoCentro de Competência Embrapii Einstein em Terapias Avançadas promove tira-dúvidas com Anvisa
Em outubro, a Embrapii vai participar de eventos importantes para a indústria nacional
Embrapii marca presença em eventos estratégicos de Engenharia e Saúde
Embrapii desenvolve novos materiais e tecnologias para uma indústria e frota mais sustentáveis