Projetos, Unidades e pesquisadores da Rede Embrapii foram contemplados
A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) anunciou os vencedores da segunda edição do Prêmio de Reconhecimento de Unidades Embrapii. A entrega dos troféus ocorreu na noite desta terça-feira (10) durante o Encontro Anual das Unidades Embrapii, em Brasília. O prêmio reconhece projetos, pesquisadores e Unidades que se destacaram pela excelência e impacto na inovação industrial brasileira.
Lançado em 2023, o programa tem como objetivo promover a valorização da rede Embrapii e fomentar práticas de pesquisa e desenvolvimento que contribuem diretamente para o avanço da competitividade e sustentabilidade do setor industrial. Ao consolidar histórias de sucesso, a premiação reafirma o compromisso com a excelência e a busca por soluções tecnológicas transformadoras.
Em 11 anos de atuação, a Embrapii estruturou uma rede de inovação que disponibiliza conhecimento e infraestrutura ao setor produtivo para superar desafios tecnológicos. Com 94 Unidades distribuídas por todo o país, a organização já apoiou 2.918 projetos de inovação industrial em parceria com 1.982 empresas que resultaram em 978 pedidos de propriedade intelectual e alavancaram R$ 5,4 bilhões em investimentos.
Vencedores do Programa de Reconhecimento 2024
Nesta segunda edição, foram contempladas oito categorias que celebram projetos, pesquisadores e unidades inovadoras. As categorias são: Projeto Mais Inovador, Projeto Mais Inovador com MPE (Micro e Pequena Empresa), Pesquisador de Destaque, Pesquisadora de Destaque, Unidade Destaque Glosa Zero, Unidade Destaque Programa de Excelência Operacional, categorias Diamante & Ouro, Prata & Bronze e Unidade Destaque Embrapii.
Confira a lista dos vencedores:
1 – Projeto Mais Inovador
- Vencedor: projeto “Aprendizado de máquina utilizando imagens sintéticas de veículos automotores”
- Unidade: CEIA-UFG
- Objetivo: desenvolver algoritmos inteligentes para inspeção e auditoria de veículos automotores, incluindo a leitura de placas e chassis com a utilização de dados sintéticos.
2 – Projeto Mais Inovador com MPE
- Vencedor: projeto “Desenvolvimento do protótipo do GRAS (Grain Analytic System)”
- Unidade: EMBRAPA ITECH – Agro
- Objetivo: desenvolver um protótipo capaz de classificar defeitos em grãos de soja sem cortes, com a utilização de técnicas fotônicas avançadas.
3 – Pesquisador de Destaque
- Vencedor: Tavvs Micael Alves, da Unidade Embrapii IF – Goiano
- Destaque: Referência em agricultura digital, Tavvs é responsável por inovações em inteligência artificial e práticas sustentáveis, com projetos que já resultaram em seis softwares registrados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e tecnologias transferidas para o setor empresarial.
4 – Pesquisadora de Destaque
- Vencedora: Vânia Rodrigues Leite e Silva, da Unidade Embrapii CIM/UNIFESP
- Destaque: Especialista em nanotecnologia aplicada à cosmética e saúde, Vânia lidera projetos inovadores que resultaram em patentes e publicações de impacto, além de influenciar globalmente a química cosmética.
5 – Unidade Destaque Glosa Zero
Unidade: SENAI ISI Eletroquímica
6 – Unidades Destaque Programa de Excelência Operacional Diamante & Ouro
Unidade: CIMATEC
7 – Unidade Destaque Programa de Excelência Operacional Prata & Bronze
Unidade: CTNano – UFMG
8 – Unidade Destaque Embrapii
Unidade: IF – CE