Encontro tratou da possibilidade de parcerias futuras entre os países, principalmente nas áreas de economia verde, saúde e segurança cibernética
O diretor de Operações da Embrapii, Marcelo Prim, recebeu, nesta segunda-feira (10), a Comissão de Educação, Pesquisa e Avaliação Tecnológica do Parlamento alemão (Bundestag), com oito deputados para apresentar o modelo de apoio da organização brasileira, e suas áreas de atuação, e debater possibilidades de parcerias entre os países para o estímulo à inovação industrial em áreas estratégicas. A agenda faz parte da visita dos parlamentares ao Brasil, que segue até o dia 16 de julho.
“Essas oportunidades futuras devem ser em linhas estratégicas. Há espaço para cooperação nesses grandes desafios globais, como a economia sustentável e a transição energética”, avaliou Prim.
No encontro, os parlamentares estrangeiros se interessaram pelo modelo dos Centros de Competência Embrapii, que busca desenvolver soluções relacionadas a diversas tecnologias de fronteira e consideradas estratégicas.
Serão nove Centros de Competência, sendo os três primeiros anunciados em maio, nas temáticas Infraestrutura e Conectividade 5G e 6G, Tecnologias Imersivas aplicadas a Mundos Virtuais e Open RAN. Ainda este ano, mais um Centro de Competência será anunciado, neste segundo semestre.
Os deputados se interessaram no modelo que considera as especificidades do Brasil e nas outras temáticas que os Centros de Competência trarão, como Terapias Avançadas, na área de saúde, e Segurança Cibernética, este último em processo de seleção.
Fazem parte da Comissão de Educação, Pesquisa e Avaliação Tecnológica do Parlamento alemão (Bundestag) os deputados: Kai Gehring; Holger Becker; Michael Müller; Inge Gräßle; Monika Grütters; Friedhelm Boginski; Marc Jongen; e Petra Sitte.