Mais de R$ 1,3 bilhão foram investidos no avanço da indústria brasileira. Modelo de incentivo permite celeridade e flexibilidade exigidas pelo mercado

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) acaba de superar a marca de 800 projetos de inovação que unem a indústria e a pesquisa brasileira.  Em seis anos de atuação, foram 566 empresas de todos os portes beneficiadas com o modelo de atuação da instituição que, além de recursos não-reembolsáveis, oferece uma rede de centros de pesquisas capacitados para criar soluções para o mercado.

“Para serem competitivas, as empresas brasileiras precisam investir em inovação e a EMBRAPII oferece tais possibilidades em um processo sem burocracia, ágil e flexível. Como há certo grau de dificuldade para as empresas abraçarem com mais ênfase a inovação, a EMBRAPII se constitui em braço operacional altamente eficiente e vantajoso”, destaca o diretor-presidente, Jorge Guimarães.

Os projetos EMBRAPII atendem a demanda por inovação em diferentes áreas, como agronegócio, saúde, energia, mineração, manufatura 4.0, internet das coisas (IoT), entre outras, e diversos deles já estão no mercado nacional e internacional contribuindo para que pequenas e grandes empresas possam ter suas ideias viabilizadas, de acordo com suas necessidades.

Para que isso seja possível, a EMBRAPII atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as necessidades da indústria. Atualmente, há 42 Unidades EMBRAPII distribuídas pelo país.

Como funciona o modelo EMBRAPII?

A EMBRAPII é uma organização social que tem contrato de gestão com três Ministérios: Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Educação (MEC) e Saúde. O modelo adotado permite rapidez, flexibilidade e risco reduzido no apoio a projetos de PD&I. Na prática, funciona assim: as empresas que possuem um projeto avaliado como inovador devem se associar a uma das unidades que avaliam os projetos, analisam questões como viabilidade técnica e interesse do mercado. Caso aprovados, os gastos para seu desenvolvimento são divididos em três partes. A EMBRAPII fica responsável por um terço do investimento, outro terço é garantido pela Unidade ao disponibilizar mão de obra qualificada e equipamentos, e a empresa financia o restante.

Projeto 800

O projeto de número 800 pretende desenvolver um sistema inteligente, baseado nos conceitos de indústria 4.0 e IoT, para automatizar o processo de fabricação de antenas parabólicas. O software permitirá identificar peças defeituosas ou falhas nas máquinas de produção. Em alguns casos, a tecnologia também será capaz de se autoconfigurar para correção do sistema. Atualmente, erros no processo são identificados no momento final de produção, o que causa perdas de matéria prima, recursos financeiros e humanos. O novo projeto é uma parceria entre a empresa Metalurgia W3SAT e a Unidade EMBRAPII Instituto Federal do Ceará (IFCE) e conta com o investimento total de R$ 379 mil, 1/3 da EMBRAPII.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube