Conselho de Administração anuncia Francisco Saboya como diretor-presidente. Colegiado elegeu também o novo diretor de Operações, Marcelo Prim;

Novos dirigentes tomam posse em 3 de julho.

O Conselho de Administração da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) deliberou, nesta sexta-feira (16), pela escolha do economista Francisco Saboya para ocupar o cargo de diretor-presidente da organização, e do engenheiro Marcelo Prim para diretor de Operações. As mudanças ocorrem em um momento de amplo crescimento da Embrapii, e quando a instituição se aproxima dos 10 anos de fundação. 

A escolha do novo presidente ocorreu por meio de processo seletivo realizado pelo Comitê de Buscas. Entre as exigências previstas no edital de seleção estavam a obrigatoriedade de experiência em desenvolvimento de P&D em área tecnológica empresarial, ou acadêmica em parceria com indústrias, além de demonstrar liderança em sua área de atuação. O resultado da avaliação, que passou por análise de currículos e entrevistas, foi submetido ao Conselho de Administração. O nome de Marcelo Prim foi apresentado pelo Comitê para assumir a Diretoria de Operações na mesma ocasião. 

Perfil

Francisco Saboya é economista e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É membro do Comitê de Líderes da MEI – Mobilização Empresarial pela Inovação e foi superintendente do Sebrae (PE). Também contribuiu para a fundação do Parque Tecnológico Porto Digital, em Recife (PE), instituição que presidiu por 11 anos, e que é apontada como um dos mais destacados ambientes de empreendedorismo inovador do país, voltado ao desenvolvimento de software e indústrias criativas. Antes de assumir a presidência da Embrapii, esteve à frente da Anprotec (Associação Nacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação).

Marcelo Fabrício Prim é formado em engenharia mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) mestre e doutor pelo Instituto Tecnológico em Aeronáutica (ITA). Possui 22 anos de experiência nas áreas de gestão de desenvolvimento tecnológico e de inovação empresarial. Até ser selecionado para a diretoria que responde pelas Unidades Embrapii, Prim atuava no desenvolvimento de parcerias estratégicas internacionais, representando a Rede de Institutos Senai na Europa, em parceria com o Instituto Fraunhofer IPK.

Gestão

As novas lideranças da Embrapii deverão compor a Diretoria Colegiada pelos próximos quatro anos. A gestão terá o desafio de expandir e consolidar projetos e novos instrumentos de apoio à inovação na indústria, no momento em que o tema se torna central na estratégia nacional para a nova industrialização, em bases sustentáveis. 

O início dos mandatos coincide, ainda, com marcos importantes para a Embrapii. Neste ano, a instituição ultrapassou os 2 mil projetos de inovação industrial firmados. O número representa  R$ 3 bilhões em recursos aportados, incluindo investimentos da Embrapii, das Unidades Embrapii e das 1.426 empresas apoiadas. As iniciativas resultaram em 662 pedidos de Propriedade Intelectual. 

Os avanços refletem a trajetória de crescimento da instituição, que ganhou capilaridade ao atingir o total de 96 centros de pesquisa credenciados em todo o Brasil em uma década. Além disso, estabeleceu parcerias e acordos institucionais com órgãos como BNDES e o Sebrae, entre outros, além de ter firmado acordos de cooperação internacional. Atualmente, mantém contrato de gestão com os Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, da Educação e da Saúde. 

Fronteira tecnológica

A diretoria conduzirá, ainda, a implantação de outra grande novidade no portfólio da Embrapii, a dos novos Centro de Competência Embrapii, voltados à pesquisa de tecnologias de fronteira. O modelo é inédito no Brasil e representa uma grande aposta da instituição para projetar a indústria do futuro. 

Os CCs vão conectar as empresas nacionais às discussões, pesquisas e desenvolvimento de soluções em áreas como Plataformas de Hardware Inteligentes e Conectadas, Tecnologias Quânticas, Tecnologias Imersivas Aplicadas a Mundos Virtuais, Tecnologia e Infraestruturas de Conectividade 5G e 6G, Segurança Cibernética, Open RAN (Open Radio Access Networks) e Terapias Avançadas na área da Saúde.  

Serão, no total, nove Centros de Competência Embrapii, que começam as suas atividades a partir deste semestre. A proposta é constituir grandes hubs de inovação, de modo que contribuam para alçar o Brasil ao patamar das grandes nações inovadoras. 

Composição da diretoria 

Com o início efetivo das atividades de Francisco Saboya, a partir do dia 3 de julho, Igor Nazareth, que desde janeiro ocupava o cargo de presidente interino, retomará a posição de Diretor de Planejamento e Relações Institucionais. 

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube