Parceiros internacionais abriram chamadas para desenvolvimento de projetos de inovação em qualquer área do conhecimento. Interessados devem procurar uma Unidade EMBRAPII e apresentar suas propostas

Dois parceiros internacionais da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) lançaram editais para startups e pequenas empresas desenvolverem projetos de inovação em cooperação internacional com empresas estrangeiras: o IraSME e Rede Cornet, ambos consórcios que reúnem instituições de fomento à inovação de vários países. As inscrições das duas chamadas vão até dia 31 de março.

“As oportunidades abertas são importantes para estimular o compartilhamento de conhecimento tecnológico e incentivar a internacionalização de empresas brasileiras, sobretudo startups com projetos disruptivos”, destaca Denise Neddermeyer, assessora da Presidência da EMBRAPII, responsável pela área de cooperação internacional.

O IraSME está recebendo propostas de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em todas as áreas de conhecimento e todos os setores industriais. Os projetos devem ser realizados em parceria com a indústria dos seguintes países membros da rede: Canadá, Áustria, Alemanha, Peru, Rússia, Luxemburgo e Bélgica.

A Chamada da Rede Cornet também não faz nenhuma restrição em relação às áreas de conhecimento. Os interessados devem montar um consórcio com pelo menos três pequenas e médias empresas (PMEs) e apresentar uma proposta que promova inovação para o setor industrial. A candidatura do projeto deve incluir ainda uma associação de PMEs.

Nos dois casos, é necessária a participação de uma das 61 Unidades EMBRAPII, centros de pesquisa integrantes da rede da instituição brasileira, para submeter seu projeto à avaliação. A EMBRAPII financia até 1/3 valor da parte brasileira dos projetos com recursos não reembolsáveis. 

Sobre a EMBRAPII – A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, organização vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Atualmente, há 61 Unidades EMBRAPII distribuídas por todas as regiões do país.

Sobre o IraSME – O IraSME é uma rede de programas de financiamento de diferentes países / regiões que compartilham o mesmo objetivo: apoiar as pequenas empresas em seus esforços de inovação. A rede é coordenada pela Federação Alemã de Associações de Pesquisa Industrial Otto von Guericke (AiF) e financiada pelo Ministério Federal Alemão de Assuntos Econômicos e Energia (BMWi).

Sobre a Rede Cornet (Collective Research Network) – A rede também é coordenada pela AiF e financiada pelo BMWi e tem parceiros na Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Japão, Holanda, Peru, Polônia, República Tcheca, Suíça e Turquia. A Cornet possibilita o desenvolvimento de projetos binacionais entre quaisquer destes países, incluindo a Alemanha.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube