Instituição conversou com diretores da agência suíça de fomento à inovação. Ideia é firmar um acordo de cooperação bilateral entre os dos países
A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) esteve na Suíça para construir com a agência de fomento à inovação do País, a Innosuisse, um acordo de cooperação tecnológica entre os dois países. No encontro, ocorrido entre os dias 10 e 11 de outubro, pesquisadores, gestores brasileiros e suíços debaterem interesses comuns e oportunidades de mercado, além apresentaram as estratégias e modelos de atuação de cada instituição e desenharem os primeiros traços da futura parceria. Empresas e startups suíças também participaram do evento para conhecer o modelo de atuação da EMBRAPII.
“ A construção de parcerias internacionais permite a troca de conhecimento e tecnologia entre os países. A Suíça figura entre os primeiros no ranking de inovação do mundo. Para o Brasil, é uma oportunidade para aumentar a competividade e uma porta que se abre para a internacionalização das empresas nacionais”, destaca o diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães.
A Suíça é um dos países com o maior gasto em pesquisa e desenvolvimento (P&D) em relação ao seu produto interno bruto (PIB), cerca de 3% ou 16 bilhões de dólares, sendo 2/3 financiados pelo setor privado. A missão também foi uma oportunidade para aproximar quatro Unidades EMBRAPII a um dos principais ecossistemas de inovação do mundo. Foram realizadas visitas a centro de pesquisas, entre eles a Escola de Engenharia da Universidade de Ciências Aplicadas e Artes do Noroeste da Suíça, onde foram apresentados projetos em energia renováveis, e no CSEM (Centro Suíço de Eletrônica e Microtecnologia), onde conheceu vários projetos na área de saúde e novos materiais. Os representantes das Unidades EMBRAPII também apresentaram suas competências técnicas e cases de sucesso, incluindo projetos com empresas suíças que tem filiais no Brasil. O embaixador brasileiro na Suíça, Evandro Didonet, esteve presente no evento.
Mais sobre a EMBRAPII
A EMBRAPII tem como objetivo promover a inovação na indústria. A instituição faz a ponte entre o setor privado e as Unidades EMBRAPII, centros de pesquisas com experiências no desenvolvimento de projetos aplicados, além de financiar até 1/3 das despesas com recursos não-reembolsáveis. A proposta é compartilhar riscos e estimular o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica.
A instituição tem mantido uma ampla política para parcerias internacionais. Há acordos com a União Europeia, Israel, República Tcheca, Alemanha Suécia e Reino Unido.