Home / Comunicação / Notícias
Publicado em 22 maio, 2019
Workshop internacional pretende estimular o encontro e a cooperação entre instituições europeias e latino americanas
A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) participa do workshop internacional “Europa e América Latina: Parceiros para a promoção de Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) – Criação de espaços colaborativos em transferência de tecnologia e novas ferramentas digitais”, em Santiago, no Chile. O evento, que se encerra nesta quinta-feira (23), conta com a participação de mais de 50 instituições de 11 países europeus e latino-americanos, além de autoridades internacionais e representantes de centros de tecnologia e universidades.
A proposta do encontro é estimular o intercâmbio de experiências e viabilizar a identificação de possíveis parceiros entre instituições da Europa e da América Latina. A programação contempla debates sobre os desafios da indústria 4.0, conversão digital de setores tradicionais e a incorporação de novas tecnologias digitais em empresas de menor porte, além de grupos de trabalho e reuniões bilaterais.
Nesta terça-feira (21), durante apresentação da EMBRAPII, o diretor de Planejamento e Gestão, José Luis Gordon, destacou o modelo de atuação da instituição e os avanços alcançados em inovação com Micro, Pequenas e Médias empresas no Brasil. “A estratégia da EMBRAPII de aproximar startups e empresas já estabelecidas permite a transferência de conhecimento e potencializa a competitividade na indústria brasileira”, destaca. “De um lado, abre-se mercado a jovens empreendedores e fortalece os laços com seus fornecedores, enquanto, de outro, empresas já consolidadas ganham acesso a conhecimento de vanguarda e podem renovar seus processos internos.”
No modelo EMBRAPII um terço de projetos inovadores são financiados pela instituição com recursos não reembolsáveis promovendo interação entre o setor produtivo e as Unidades EMBRAPII (centros de pesquisas credenciados). Especificamente com pequenas e médias empresas, a organização mantém um acordo com o Sebrae, que totaliza R$76 milhões em 109 projetos apoiados de pequenos e médios empreendedores.
O workshop internacional é uma iniciativa da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe e ocorre dentro do âmbito do projeto EUROMIPYME, co-financiado pela União Europeia.
Está aberta a 40ª chamada internacional da rede Cornet para projetos de inovação
Propostas podem ser enviadas até 24 de setembro de 2025 A Rede de Pesquisa Coletiva Cornet (Collective Research...
Continuar lendoEmbrapii participa de seminário sobre Programas Prioritários de Interesse Nacional (PPI) para o Brasil
Embrapii diversifica sua participação em importantes eventos para a indústria em agosto
Embrapii investe R$ 30 milhões para credenciamentos de seis novas Unidades
Embrapii vai credenciar o primeiro Centro de Competência em RNA mensageiro do Brasil