27/11/2015
Transparência, rapidez e eficiência nos resultados. As empresas participantes do Abimaq Inova 2015, ocorrido ontem, em São Paulo, foram unânimes na avaliação dos projetos de inovação industrial realizados em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Industrial (EMBRAPII). Elas mostraram seus cases de inovação aos participantes do evento, que puderam saber mais sobre o modelo de negócios EMBRAPII.
Em sua apresentação, o especialista em Desenvolvimento e Negócios da Siemens, Gelson Campanatti, exibiu o portfólio de produtos da empresa e destacou os benefícios que serão obtidos quando o projeto “Sala de Comando Inteligente”, em parceria com a Unidade Certi, estiver pronto. “É um projeto na área de diagnósticos médicos. Quando concluído, esperamos obter exames de qualidade, redução na reconvocação de pacientes e uma padronização dos resultados. A EMBRAPII tem sido muito flexível na condução desse projeto, o que é muito importante para o timing da empresa”, declarou.
Roberson Assis, coordenador de Pesquisas da Volvo Trucks, destacou a agilidade na negociação e contratação do projeto em Automação Veicular, em parceria com a Unidade Lactec: 27 dias. “Ficamos muito impressionados com esse prazo. Extremamente rápido, o que muito nos beneficia”, elogiou. A percepção de rapidez também foi compartilhada pelo coordenador de Inovação da Votorantim Metais, Rogério Rabelo. “A agilidade não foi só na negociação dos projetos. Também na liberação dos recursos. Essa desburocratização da estrutura permite uma execução de projetos que atendam os prazos do cliente”, explicou Rogério acrescentando que parte da economia adquirida a partir das soluções inovadoras, é investida em novos projetos.
Na parte da tarde, o evento contou com uma palestra magna do fundador da Tecsis, empresa especializada na fabricação de pás eólicas, Bento Koike. “A formação profissional é o grande diferencial na inovação. Aquele que subestima a inovação, dificilmente conseguirá sobreviver no mercado”, declarou. Logo após, representantes do BNDES, Finep, Sebrae-SP, Desenvolve SP e Fapesp mostraram ao público suas linhas de crédito para apoio à inovação e seus planejamentos para os próximos anos.
As start-ups também tiveram espaço para o debate. No painel “EMBRAPII para Pequenas e Médias Empresas”, o CEO da TR Subsea, Ricardo Marquini, mostrou como a parceria com a EMBRAPII vem ajudando a estimular seus negócios. Junto com a Unidade Coppe/UFRJ, está sendo desenvolvido um robô para ser usado como simulador de operações submarinas. “Será uma ferramenta de extrema importância, pois ela irá atuar em profundidades oceânicas em que o homem não consegue ir”, disse Ricardo, que projeta manter os investimentos futuros da empresa em projetos de inovação subsidiados. Alexandre Brandão, da TeeWe, especializada em engenharia integrada, também comemorou a parceria com a Unidade CEEI no desenvolvimento de um produto que irá agregar valor a seus negócios.
Durante todo o evento, os empresários puderam tirar dúvidas e conhecer melhor o sistema EMBRAPII nos boxes montados pelas Unidades. Para o diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães, o Abimaq Inova 2015 foi um sucesso. “Foi muito bom reunir empresários em um ambiente comum de negócios. Eles puderam entender melhor como funciona nosso sistema compartilhado de apoio a projetos de inovação e como tirar proveito dele. Essa é uma das nossas missões. Estimular o empresariado, tanto o grande, como o pequeno e médio, a investir em inovação, além de aproximar a academia científica, com sua expertise, na execução de soluções”, declarou.