Ao se tornar um membro dos Centros de Competência Embrapii, a empresa garante uma série de vantagens como geração e ampliação de conhecimento, formação de RH e acesso à infraestrutura de ponta

Empresas beneficiadas pela Lei de TICs têm agora uma oportunidade para impulsionar suas estratégias de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I): a possibilidade de utilizar o percentual obrigatório de investimentos em PD&I, conforme previsto na legislação, para se associarem aos Centros de Competência Embrapii. O anúncio dessa oportunidade de inclusão do investimento nas prestações de contas do cumprimento da Lei foi feito pela Embrapii e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação durante o 1º RoadShow de Centros de Competência, realizado nesta quarta-feira (21).

Os Centros de Competência executarão projetos focados em tecnologias de fronteira com potencial para criação de novas rotas industriais e, assim, estabelecer modelos de negócios inovadores, ao antecipar novas tecnologias no mercado.  São iniciativas de inovação aberta, nas quais empresas – inclusive da mesma área de atuação – unem forças para ter acesso às últimas tecnologias. A proposta é fomentar um ambiente de inovação colaborativa, onde as empresas podem se unir para impulsionar o desenvolvimento tecnológico de forma conjunta.

“A associação tecnológica dos Centros de Competência Embrapii representa um passo significativo para empresas, ao permitir acessar infraestrutura de ponta, ambiente propício para a troca de conhecimentos e criação de redes colaborativas. A iniciativa busca não apenas impulsionar a inovação individual, mas criar uma sinergia que beneficie o ecossistema como um todo”, destaca Marcelo Prim, diretor de Operações da Embrapii.

A empresa terá a oportunidade de registrar sua iniciativa no Relatório Demonstrativo Anual (RDA) dos Programas Prioritários de Interesse Nacional (PPI), a ser entregue anualmente. Além disso, receberá o respaldo dos Centros de Competência Embrapii para amplificar seus projetos.

Modelos dos Projetos Centros de Competência nos RDAs

Há três tipos de modelos de projetos que as empresas poderão declarar no RDA:

  1. o Plano de Desenvolvimento e Inovação (PD&I), que consiste em participar dos projetos, obtendo prioridade de licenciamento, após a conclusão da pesquisa, e utilizar os resultados para desenvolver os produtos e aplicar de acordo com o mercado.
  • O Plano de Formação e Capacitação de Recursos Humanos para PD&I destinado para a empresa aprimorar as habilidades de seus funcionários, oferecendo, como alguma das opções, cursos de pós-graduação, especialização e cursos de curta duração.
  • O Plano de Aquisição e Ampliação de Infraestrutura em que as empresas poderão usufruir da infraestrutura dos Centros de Competência Embrapii, dar direcionamentos às pesquisas realizadas e promover o networking, já que estes locais são grandes atrativos de startups, que podem render potenciais parcerias.

Centros de Competência

Os Centros de Competência Embrapii têm um modelo inédito de fomento à inovação no país, capaz de encurtar distâncias entre as empresas nacionais e a fronteira do conhecimento, em áreas tecnológicas emergentes. Com o propósito de construir conhecimento e servir como pontos de referência em pesquisas de tecnologias avançadas, essas instituições apoiadas pela Embrapii estimulam o desenvolvimento de projetos colaborativos entre a indústria, bem como a criação de infraestrutura dedicada à pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras em áreas temáticas de destaque global.


Atualmente, há oito centros credenciados.

  • Centro de Competência Embrapii em Open RAN.

Unidade gestora: Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações – CPQD (SP);

  • Centro de Competência Embrapii em Tecnologias Quânticas.

Unidade gestora: SENAI Cimatec – Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (BA);

  • Centro de Competência Embrapii em Tecnologia e Infraestruturas de Conectividade 5G e 6G.

Unidade gestora: Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações (MG);

  • Centro de Competência Embrapii em Tecnologias Imersivas Aplicadas a Mundos Virtuais.
    Unidade gestora: CEIA-UFG – Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (GO);
  • Centro de Competência Embrapii em Plataformas de Hardware Inteligentes e Conectadas – Smart Grid e Mobilidade Elétrica.

Unidade gestora: Lactec – Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (PR); 

  • Centro de Competência Embrapii em Plataformas de Hardware Inteligentes e Conectadas – Agricultura Digital.

Unidade gestora: Instituto SENAI de Inovação (ISI) em Sistemas de Sensoriamento (RS); 

  • Centro de Competência Embrapii em Plataformas de Hardware Inteligentes e Conectadas – Plataforma de Sensoriamento Inteligente para Indústria).

Unidade gestora: Virtus-UFCG – Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação, da Universidade Federal de Campina Grande (PB); e

  • Centro de Competência em Terapias Avançadas.

Unidade gestora: Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein (SP).

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube