Home / Comunicação / Notícias

Notícias

Está aberta a 37ª chamada do IraSME para projetos de cooperação internacional em pesquisa, desenvolvimento e inovação

Publicado em 3 dezembro, 2025

Prazo para submissão de projetos vai até 25 de março de 2026. Nesta edição, a organização vai promover um webinar e uma sessão de informação e consulta para orientação dos interessados na chamada

 

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) anuncia o lançamento da 37ª Chamada IraSME para projetos de cooperação internacional em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Podem participar empresas de todos os portes, mas a proposta deve contar com pelo menos uma de micro, pequeno ou médio porte.

 

A chamada está aberta desde 1º de dezembro e segue com submissões até 25 de março de 2026. O anúncio oficial está disponível no site do programa, que foi completamente reformulado para melhor atender à comunidade inovadora.

 

A iniciativa é organizada e financiada por ministérios e agências nacionais e regionais participantes da rede IraSME por meio de seus respectivos programas de financiamento. Os países e regiões participantes dessa chamada são: Brasil, República Checa, Flandres (Bélgica), Alemanha, Luxemburgo, Turquia e Valônia (Bélgica).

 

Nesta edição, os organizadores vão promover duas iniciativas complementares para orientar os participantes: o evento de parceria IraSME e Cornet, que terá início no webinar marcado para 10 de dezembro; e a sessão de informação e consulta online, que será realizada no dia 20 de janeiro de 2026.

 

Evento de parceria IraSME & Cornet e webinar

 

Sob o lema “Inovação sem Fronteiras”, as redes IraSME e Cornet se unem para promover um evento virtual de networking. A iniciativa é um convite direto para que empresas e pesquisadores formem consórcios internacionais.

 

O evento tem início com o webinar gratuito, que acontece no próximo dia 10, às 10 horas (horário de Brasília) /14 horas (CET), que explicará as oportunidades das chamadas de propostas do IraSME e do Cornet, e como utilizar a plataforma de matchmaking B2Match para maximizar as chances de parceria.

 

Para participar do webinar é necessário se inscrever na plataforma B2Match, que já está aberta. No link, os interessados já podem criar seus perfis, divulgar suas necessidades de cooperação, e agendar reuniões bilaterais online com potenciais parceiros de todo o mundo. Este serviço de intermediação ficará disponível até 31 de maio de 2026, de forma a proporcionar amplo tempo para construção de projetos sólidos.

 

Sessão de informação e consulta online

 

Este evento virtual é fundamental para quem deseja entender em detalhes os mecanismos da chamada. A sessão, que terá como foco a Áustria, Brasil, Alemanha, Luxemburgo e Turquia, será dividida em duas partes:

 

  • Informações gerais: visão geral do programa IraSME e do processo de submissão.
  • Condições nacionais: apresentação específica das regras de financiamento por representantes de cada país: Áustria: Barbara Rief Vernay (FFG); Brasil: Marcela Mazzoni (Embrapii); Alemanha: Jenny Gudlat (AiF Projekt GmbH); Luxemburgo: Laurie Ensch (Luxinnovation); e Turquia: Burcu Kaptan Akbulut (Tübirak).

Consultas individuais: após as apresentações, os participantes terão a oportunidade única de conversar diretamente com os representantes nacionais em salas paralelas para tirar dúvidas específicas.

 

A sessão, em inglês, será realizada via Webex, começando às 10h (horário de Brasília) / 14h (CET). As inscrições estão disponíveis na seção de eventos do site do IraSME.

 

Como participar

 

Esta é uma oportunidade estratégica para organizações que buscam ampliar seus horizontes, acessar conhecimentos complementares e financiamento para inovar em conjunto com parceiros internacionais de alto nível. A colaboração transnacional nunca esteve tão acessível.

 

>> Saiba mais sobre outras oportunidades de cooperação internacional com a Embrapii

 

Sobre a Embrapii

 

A Embrapii é uma organização social qualificada pelo Governo Federal que atua em cooperação com Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) para atender às demandas de inovação da indústria brasileira. Por meio de recursos não reembolsáveis, apoia projetos de PD&I desenvolvidos em parceria com empresas, reduzindo riscos e custos e acelerando a chegada de novas soluções tecnológicas ao mercado. Atualmente, a rede Embrapii conta com 91 ICTs credenciadas em diversas áreas do conhecimento.

Compartilhe

Posts Relacionados

Notícias

28/11/2025

A Embrapii encerra 2025 com eventos relevantes para a indústria

Em dezembro, a Embrapii vai participar de eventos de destaque para a indústria nacional. Estão previstos encontros na área de...

Continuar lendo