Home / Comunicação / Notícias
Publicado em 30 janeiro, 2026
A chamada é direcionada para pequenas e médias empresas. As propostas devem ser enviadas até 25 de março
A Rede de Pesquisa Coletiva Cornet (Collective Research Network), em colaboração com a Embrapii, está com inscrições abertas para a sua 41ª chamada de propostas, focada em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). O prazo para envio de propostas se encerra em 25 de março de 2026.
Podem ser submetidos projetos em qualquer área temática, desde que voltada ao fortalecimento da capacidade inovadora das pequenas e médias empresas (PMEs). Os consórcios devem envolver ao menos dois países ou regiões participantes.
A chamada representa uma oportunidade relevante de cooperação internacional, fortalecimento de redes de pesquisa aplicada e aproximação entre ciência e indústria.
Benefícios para as PMEs
– Acesso a conhecimento e tecnologias globais
– Financiamento para pesquisa aplicada
– Fortalecimento da competitividade no mercado internacional
Prazos e informações
– Submissão de propostas: até 25/03/2026
– Acesse o site da Cornet para obter informações detalhadas
– Dúvidas? Entre em contato com a Embrapii pelo e-mail: contato@embrapii.org.br
Sobre o programa
O Cornet é um programa internacional que apoia projetos de Pesquisa Coletiva, promovendo a cooperação entre instituições de pesquisa, organizações representativas de pequenas e médias empresas (PMEs) e empresas usuárias, com foco no desenvolvimento de soluções inovadoras alinhadas às demandas do setor produtivo. Desde 2019, a parceria entre a Cornet e a Embrapii tem facilitado o acesso das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) industriais brasileiras a conhecimentos tecnológicos de centros de pesquisa internacionais, promovendo a inovação e a competitividade global.
Sobre a Embrapii
A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com Instituições de Ciência e Tecnologia, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial e fomentar a inovação na indústria. Para isso, conecta centros de pesquisa e empresas, compartilhando os custos da inovação ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado.
Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade Embrapii com a competência técnica que se enquadra às necessidades do projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Além disso, possui parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
5 desafios reais que a Embrapii supera no setor da Defesa
Desenvolver soluções tecnológicas para o setor da Defesa é uma das tarefas mais complexas da indústria brasileira. Não se trata...
Continuar lendoEmpresas podem depositar nos PPIs da Embrapii até 31 de janeiro
Embrapii inicia 2026 com eventos estratégicos para indústria
Embrapii e Conexsus anunciam parceria para fortalecer a inovação na Amazônia
Embrapii abre seleção para capacitar grupos de pesquisa da Região Norte em excelência operacional e inovação