Home / Comunicação / Notícias

Notícias

Evento em Goiânia marca compromisso da Embrapii com desenvolvimento da indústria

Publicado em 5 maio, 2025

Presidente da Embrapii, Alvaro Prata, discursa na abertura do evento Foto: Fieg/Divulgação

“Brasil que inova: Embrapii impulsiona o futuro da indústria” reuniu cerca de 250 participantes durante encontro para ampliar parcerias, apresentar resultados e compartilhar tecnologias desenvolvidas. Na ocasião, também foi anunciado programa para credenciamento dos Institutos Federais na rede de Unidades Embrapii

 

Ao atender a indústria nacional, nós nos preparamos também para atender o nosso país e a nossa sociedade”, afirmou o presidente da Embrapii, Alvaro Prata, na abertura do evento “Brasil que inova: Embrapii impulsiona o futuro”, nesta segunda (5), em Goiânia. O encontro recebeu mais de 250 participantes e representantes de 71 das 93 Unidades Embrapii. Em um auditório lotado na Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), Prata celebrou os resultados de 2024 da Embrapii: “Foram quase R$1,2 bilhão em projetos contratados em 2024”. Os números refletem a parceria exitosa presente no modelo Embrapii, que integra governo, empresas e academia. 

 

O chefe do Departamento de Inovação e Estratégia Industrial do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maurício Neves, exaltou a parceria do banco com a Embrapii e o modelo de financiamento, com um fundo não reembolsável. De acordo com ele, o investimento traz reflexos positivos na vida da população. “A sociedade vai perceber o resultado na sua vida, nos novos medicamentos, nas soluções de mobilidade e sustentabilidade”, enumerou.

 

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Marcelo Bregagnoli, destacou que, atualmente, há mais de sete mil colaboradores das Unidades Embrapii vinculados ao MEC. E este número tende a aumentar. Segundo o secretário, em 2025 será lançado um programa de credenciamento de Institutos Federais na rede de Unidades Embrapii. “É um modelo inovador, pautado na capacitação por mentoria com base nos modelos de negócio. Teremos um processo seletivo dentro dos Institutos Federais que selecionará oito instituições para que façam parte de um processo de mentoria para que no final do ano tenhamos três novos polos de unidades Embrapii”, detalhou.

 

Representando a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o secretário de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital, Henrique de Oliveira Miguel, relembrou a trajetória da Embrapii desde a sua criação até o atual formato de atuação e parcerias. “A ministra fez parte da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara que analisou o projeto de criação da Embrapii, quando era deputada. O objetivo era estruturar e fortalecer as universidades e centros de pesquisa. E, já ministra, ela participou da cerimônia de assinatura dos primeiros Centros de Competência Embrapii”.

 

“Os pequenos não têm acesso à pesquisa avançada, à infraestrutura de laboratórios que a Embrapii tem. Esta parceria tem o sentido de fazer as pequenas empresas inovarem”, afirmou o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick. Segundo ele, o Sebrae tem 20% de seu orçamento alocado em inovação. “Estamos construindo uma instituição em rede, com a Embrapii como conectora, para um grande projeto de desenvolvimento do Brasil”, pontuou 

 

O presidente da Fieg, André Rocha, reafirmou o compromisso e o propósito da instituição na reindustrialização do Brasil e salientou a importância da Embrapii para alcançar esse objetivo. “A Embrapii está sempre em movimento, buscando se antecipar às necessidades do Brasil e desenvolver soluções para os desafios emergentes como a descarbonização, a bioeconomia e tecnologias imersivas. O diferencial está na autonomia das unidades, no compartilhamento de riscos com as empresas e na agilidade na contratação dos projetos”, explicou

 

Também estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Tecnológico do MCTI, Daniel Almeida Filho, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Neto, a reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira de Lima, e o presidente da Federação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Marcos Arriel. 

 

 

Inovação e trabalho em rede

 

A apresentação de projetos desenvolvidos pela Unidades Embrapii foi um evento à parte e ajudou a conectar diferentes áreas de pesquisa. O engenheiro agrônomo Hamilton Charlo, da Unidade Embrapii Soluções Agroalimentares do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, ficou impressionado com o projeto do batom inteligente. “Eu achei sensacional utilizar inteligência artificial para o desenvolvimento de um batom. Esse modelo de pesquisa da Embrapii estimula o trabalho em rede, que tem competências complementares para o desenvolvimento de um produto totalmente disruptivo”, avaliou.

 

Para a carioca Marcia Oliveira, o evento mostrou a importância da Embrapii no sistema de inovação do Brasil. “Gostei de conhecer as experiências da Universidade Federal de Viçosa, do Centro de Excelência em Inteligência Artificial, do compartilhamento de como atuam as empresas que fizeram parcerias. A gente conseguiu reunir em um evento de comemoração todos os apoiadores”, resumiu.

 

No total, foram apresentados 10 projetos inovadores de Unidades Embrapii de diferentes estados do país. O evento teve ainda em sua programação, Painel Inteligência Artificial na Prática, Hub de Inovação do Senai Goiás e Painel Inovação em Sustentabilidade. O encontro foi também uma oportunidade de ampliação da rede de trabalho dos pesquisadores e empresas. 

 

Sobre a Embrapii

 

A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com Instituições de Ciência e Tecnologia, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial e fomentar a inovação na indústria. Para isso, conecta centros de pesquisa e empresas, compartilhando os custos da inovação ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado. Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade Embrapii com a competência técnica que se enquadra às necessidades do projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Além disso, possui parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 

Compartilhe

Posts Relacionados

Notícias

26/05/2025

Embrapii celebra Dia da Indústria com novas chamadas para o Mover

Em evento na CNI, o presidente da Embrapii, Alvaro Prata, apresentou resultados do programa Mover e participou do anúncio de...

Continuar lendo