Recurso destinado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) será aplicado em pesquisa e formação de competências na área

Como a computação quântica impactará os negócios? A tecnologia, que promete superar desafios como o de processar dados em alta capacidade e velocidade, e resolver cálculos complexos, ainda é pouco explorada pela indústria brasileira. Com um investimento anunciado de R$ 60 milhões, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) pretende criar no Brasil um Centro de Competência em Tecnologias Quânticas, dedicado a encurtar o acesso das empresas nacionais às soluções de ponta nessa área.

A ação prevê o credenciamento de uma Instituição Científica e Tecnológica (ICT) brasileira, que deverá desenvolver novos conhecimentos e formar recursos humanos, envolvendo parcerias nacionais e internacionais, e empresas associadas, de modo que as pesquisas sejam desenvolvidas segundo as necessidades do mercado. “A computação quântica é uma tendência global que vai impactar diretamente o setor empresarial. Com o apoio de um Centro de Competências, a indústria brasileira poderá acompanhar esse movimento e acessar as possibilidades oferecidas pela tecnologia, que ainda é emergente”, comenta José Luis Gordon, presidente da Embrapii.

O Centro de Competência terá, portanto, atuação voltada para o surgimento, o fortalecimento e a ampliação de novos conhecimentos na área, considerada ‘fronteira tecnológica’. A chamada para credenciar a ICT é realizada em parceria com o Ministério de Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI), com recursos do Programa Prioritário PPI IoT/Manufatura 4.0, no âmbito da Lei de Informática (Lei de TIC´s) e foi lançada na quinta-feira (22). A selecionada terá acesso aos recursos para desenvolver, em 42 meses, conhecimento, formação e capacitação de mão de obra para atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de tecnologias estratégicas para o segmento.

Acesse o link e confira os procedimentos para participação na Chamada!

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube