Nova diretoria realiza primeiro encontro com as 96 instituições de pesquisa credenciadas e destaca a importância da rede para o crescimento da instituição
O presidente da Embrapii, Chico Saboya, realizou, nesta quarta-feira (9) um encontro virtual com representantes das 96 Unidades que compõem o ecossistema Embrapii de Inovação. O evento, que também contou com a participação dos diretores de Operações, Marcelo Prim, e de Planejamento e Relações Institucionais, Igor Nazareth, teve o objetivo apresentar às Unidades Embrapii as linhas estratégicas da nova diretoria para a gestão nos próximos anos. Entre elas, a ampliação da rede de forma a contribuir com o fortalecimento do apoio à inovação industrial no Brasil. A diretoria também anunciou a realização de uma série de encontros regionais para reunir as lideranças das Unidades presencialmente.
“Quero começar dizendo que o tamanho das pernas da Embrapii nunca será maior do que a soma das pernas das Unidades Embrapii, de maneira que a gente só vai aonde quiserem ir e só alcançará os objetivos que a gente definir se contar com essa rede maravilhosa”, disse Chico Saboya. “A inteligência científica e tecnológica nacional é o maior ativo da Embrapii”, destacou.
O presidente ressaltou o potencial das Unidades Embrapii para ampliação das ações da instituição, que completa 10 anos de fundação no próximo mês. “Queremos avançar no trabalho em rede. E esse também é um dos nossos desafios. Juntos vamos trabalhar em sinergia, o que significa estimular parcerias, cooperações, entre clientes finais e também entre Unidades Embrapii e ICTs, que, somando as suas competências, darão conta com muito mais efetividade dos desafios de uma sociedade complexa”, pontuou Saboya.
Encontros
O diretor de Operações da Embrapii, Marcelo Prim, informou que a nova diretoria pretende estreitar a relação com as Unidades e que, nos meses de setembro e outubro, deverão ser realizados quatro workshops regionais com esse objetivo. “Vamos então convidar vocês a estarem presencialmente conosco, numa dinâmica bem interessante, fluida e informal até, eu diria, para a gente escutar de vocês exatamente como a gente pode crescer juntos. Não somos nada sem vocês”, destacou.
Os eventos serão realizados por regiões com representantes de todas as Unidades Embrapii. O objetivo é buscar respostas para perguntas estratégicas que irão nortear as ações da nova diretoria para a Embrapii. “Vamos enviar os convites e a gente espera, de verdade, que vocês estejam lá para a gente conversar e construir juntos essa visão de futuro”, disse Prim.
Crescimento
O diretor de Planejamento e Relações Institucionais da Embrapii, Igor Nazareth, destacou que a organizou vai colaborar nas seis missões da política de desenvolvimento industrial brasileira, que foram definidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI): promoção de cadeias agroindustriais sustentáveis e digitais para a segurança alimentar e nutricional; complexo econômico industrial da saúde resiliente para reduzir as vulnerabilidades do SUS e ampliar o acesso à saúde; infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade sustentáveis para a integração produtiva e o bem-estar nas cidades; transformação digital da indústria para ampliar a produtividade; bioeconomia, descarbonização e transição e segurança energéticas para garantir os recursos para as futuras gerações; e tecnologias de interesse para a soberania e a defesa nacionais.
Nazareth afirmou que a Embrapii irá trabalhar junto com as 96 Unidades Embrapii para apoiar soluções de inovação no intuito de atender as missões elencadas. Essas iniciativas vão contribuir para a solução de problemas complexos do Brasil e impactar a sociedade de maneira positiva. Para isso, serão realizados projetos estruturantes em rede, com ampliação das empresas atendidas, e serão incorporados mais recursos e Unidades Embrapii para dar mais suporte ao desenvolvimento de soluções para a sociedade.
“A Embrapii é uma instituição de excelência, e é reconhecida como uma das principais instituições de apoio à inovação. E ela só tem essa visão, de instituição de excelência, desse papel relevante para apoiar a indústria e o desenvolvimento de novas tecnologias, aumentar a competitividade das nossas empresas, graças às nossas Unidades Embrapii. São vocês que conseguem apoiar a demanda que vem da indústria com agilidade e flexibilidade, respeitando o tempo da inovação”, apontou.