Encontro que reúne centros de pesquisas credenciados pela EMBRAPII é oportunidade para avaliar avanços e traçar estratégias

Como a inovação e a tecnologia podem contribuir para a agenda do desenvolvimento sustentável proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU)? Quais iniciativas as Unidades EMBRAPII podem promover para impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras que auxiliem na agenda da indústria do futuro?  Essas questões conduziram o debate promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) no Instituto Federal do Ceará, em Fortaleza, nos dias 10 e 11 de novembro.

O encontro reuniu gestores públicos, coordenadores e pesquisadores de Unidades EMBRAPII – centros de pesquisas do ecossistema de inovação da EMBRAPII,  habilitados para atuarem em parceria com a indústria em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. 

O presidente da EMBRAPII, José Luis Gordon, apontou que o Brasil pode dar exemplos e propor estratégias para o mundo na área de sustentabilidade. Ele também destacou que os instrumentos de incentivo à inovação industrial, como o da EMBRAPII, podem colaborar para superação do desafio global da ONU. “O Brasil pode ser líder na adoção de tecnologias verdes pelo setor produtivo. A EMBRAPII, com Unidades EMBRAPII, tem conhecimento e mecanismos para contribuir com o país nesse processo”, frisou.

Atualmente, 67% dos projetos de PD&I apoiados pela EMBRAPII já promovem avanços nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Gordon defende que há espaço para crescer ainda mais, com estratégias integradas ao movimento global de adoção de tecnologias verdes.

Balanço estratégico

A programação do encontro também trouxe um panorama atualizado sobre as atividades da EMBRAPII, incluindo programas e parcerias, além da apresentação do balanço anual de projetos. Já são mais de R$ 2,5 bilhões em investimentos e 1800 projetos de inovação apoiados. A expectativa é fechar o ano de 2022 com o recorde de número de projetos de inovação contratados.

Temas como os avanços na área da cooperação internacional, que já soma 12 acordos de colaboração bilaterais e três com a União Europeia; e o planejamento das redes setoriais também estiveram em pauta. Os participantes puderam ainda tirar dúvidas sobre o sistema de registros de informações e entender as melhorias no sistema interno de prestação de contas e acompanhamento de projetos.

Parcerias

A Finep também marcou presença no evento. Marcelo Bortolini, diretor científico e tecnológico da organização, apresentou ações de incentivo do órgão, destacou a importância da EMBRAPII para o ecossistema de inovação brasileiro e reforçou a necessidade de somar esforços para ampliar o alcance das ações. “Nós entendemos que é fundamental estreitar as parcerias para aumentar a sinergia das ações de fomento dos diferentes atores que promovem a inovação nacional”, disse. 

Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII é uma Organização Social com Contrato de Gestão com os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação (MEC), Economia (ME) e Saúde (MS). A instituição garante recursos não reembolsáveis e suporte técnico das Unidades EMBRAPII para o desenvolvimento do projeto de inovação demandado pela empresa. Ao todo, são 85 distribuídas pelo país.

Premiação

Em reconhecimento à atuação das Unidades EMBRAPII no desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado, a EMBRAPII premiou as unidades que se destacaram no semestre. 

A Unidade EMBRAPII em biotecnologia CNPEM levou a categoria “Volume Financeiro”, pelo empenho na prospecção e contratação de projetos na área de fármacos e biofármacos. A Unidade EMBRAPII em Inteligência Artificial CEIA/UFG foi premiada por obter excelentes feedbacks remetidos na pesquisa realizada ao final dos projetos.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube