Durante o Seminário de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, com a participação da Embrapii, o Governo Federal anunciou o maior programa de inovação da história do país, com apoio de R$ 60 bilhões

As propostas e melhorias nas políticas de inovação foram pauta do Seminário de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, organizado pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), nesta quinta-feira (31). A Embrapii participou do debate, que contou com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e do diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do BNDES, Nelson Barbosa.

O presidente da Embrapii, Chico Saboya, participou do painel “Perspectivas para financiamento e subvenção à inovação” e falou sobre a importância das políticas públicas que incentivem o investimento em pesquisa e desenvolvimento para garantir que as empresas brasileiras possam competir em um mercado global cada vez mais acirrado.

 “Perdemos todas as grandes ondas de inovação tecnológica nos últimos anos. Hoje temos um outro contexto. Um contexto em que o Brasil volta pro jogo, não só com inserção internacional, mas com articulação nacional muito forte. Nos últimos dez anos, a gente conseguiu amadurecer o nosso ecossistema de ciência e tecnologia com melhorias”. 

Durante o evento, Alckmin anunciou o maior programa de inovação da história do país, com apoio de R$ 60 bilhões. A iniciativa prevê o apoio a empresas de todos os portes e institutos de ciência e tecnologia (ICTs), por meio de crédito com taxas de juros a partir de Taxa Referencial (TR) + 2% e recursos não reembolsáveis. Os recursos são do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O anúncio está alinhado com a Nova Política Industrial brasileira, aprovada em julho pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), o qual a Embrapii faz parte com a missão de auxiliar na reindustrialização.

Seminário

O seminário, na sede da Fiesp, foi uma oportunidade para se conectar com especialistas do setor, conhecer as principais propostas e aprimoramentos nas políticas de inovação, e contribuir com ideias para fortalecer a inovação e o desenvolvimento tecnológico da indústria brasileira.

Grandes nomes do setor estavam presentes no Seminário, como Josué Gomes da Silva, Presidente da Fiesp, e Rafael Cervone Netto, Presidente do CIESP.

O evento foi transmitido no Youtube e pode ser acessado aqui.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube