EMBRAPII preparou uma série de atividades durante todo o dia como palestras, vídeos e debates

Inovação Industrial é o foco da atuação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), organização vinculada ao Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI), e será o tema que vai guiar a agenda dessa terça-feira, 3 de novembro, do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações (MNCTI).

Criada em 2013, a EMBRAPII nasceu para incentivar a indústria a inovar. Para tal, além de recursos não reembolsáveis, promove a integração entre o setor empresarial e os centros de pesquisas com profissionais qualificados e infraestrutura de ponta, chamadas Unidades EMBRAPII, para o desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

Logo no início da manhã, o público poderá conhecer a atuação da EMBRAPII para aumentar a competitividade das empresas nacionais. O diretor de Operações da organização, Carlos Eduardo Pereira, vai apresentar a rede de Unidades EMBRAPII e os resultados alcançados até o momento, com mais de mil projetos desenvolvidos com mais de 700 empresas.

A importância da ciência para a inovação será o tema da palestra do coordenador da Unidade EMBRAPII no Instituto de Física da Universidade de São Paulo, em São Carlos, Vanderlei Bagnato. O debate, que ocorre às 10 horas, vai abordar as oportunidades e os desafios para unir a Academia e empresas.

Em seguida, às 11 horas, a capacitação profissional de estudantes para atuar em PD&I industrial entra em pauta. O coordenador da Unidade EMBRAPII no Instituto Federal da Paraíba, Erick Melo, vai explicar o modelo de aprendizado aplicado aos estudantes que atuam em projetos Embrapii. Os jovens participam desde o planejamento das ações e relacionamento com os clientes, passando pelo desenvolvimento da tecnologia nos laboratórios até a entrega do produto.  Os estudantes também darão seus depoimentos sobre suas positivas experiência.

Ao meio-dia, o reitor do Senai Cimatec, Leone Peter Correia da Silva Andrade, vai tratar a sobre experiência dos Institutos Sena de Inovação (ISI) como Unidades EMBRAPII. Atualmente são 13 ISIs credenciados na rede, os quais contrataram 235 projetos, com valor total R$ 475 milhões. O SENAI CIMATEC é uma das mais antigas unidades EMBRAPII, tendo participado desde o projeto piloto de criação da EMBRAPII.

Após o período do almoço, às 15 horas, José Henrique Videira Menezes, coordenador de Planejamento e Gestão da EMBRAPII,  recebe os CEOs de duas startups para debater estratégias para incentivar o uso de tecnologias de fronteira no desenvolvimento de novos produtos e processos industriais. São eles: Gustavo Risio, da Solvian, startup que opera com plataformas de IOT e Automação, baseadas em Machine Learning; e Milena Rosado, da Audo, que desenvolve soluções para os processos de diagnóstico por imagem, com uso de inteligência artificial.

Às 16h, o Diretor-Presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães, será entrevistado pela equipe de comunicação do MCTI, num bate-papo sobre as atividades atuais, desafios e planos para o futuro.  

Às 17 horas, o Canal da MCTI apresentará um vídeo institucional com projetos EMBRAPII nas mais diversas áreas, Saúde, Agronegócio e Manufatura 4.0, assim como depoimentos de empresários sobre a experiência com o modelo da EMBRAPII.

Para encerrar a agenda do dia, o professor João Batista Calixto do CIENP (Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos)  vai abordar a questão da Inovação em saúde no Brasil. O Instituto de Pesquisa foi recentemente credenciado, emergencialmente, como Unidade EMBRAPII para desenvolver soluções que ajudem a deter o avanço da Covid-19 no país.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube