Home / Comunicação / Notícias
Publicado em 22 maio, 2025
Inovar é essencial para a sobrevivência e o crescimento de qualquer empresa. No entanto, para startups e pequenas e médias empresas (PMEs), os recursos limitados muitas vezes são vistos como um obstáculo intransponível. A boa notícia é que existem caminhos acessíveis para impulsionar a inovação sem a necessidade de grandes investimentos.
A inovação permite que empresas se destaquem no mercado, melhorem seus processos, produtos e serviços, e atendam melhor às necessidades dos clientes. Para startups e PMEs, inovar pode significar a diferença entre crescer ou estagnar.
De acordo com dados recentes, as pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras estão cada vez mais conscientes da importância da inovação para sua competitividade e crescimento. Um estudo realizado pela Serasa Experian revelou que 53% dos empreendedores investem em cursos e capacitações para aprimorar seus negócios, mostrando o compromisso com a inovação e o desenvolvimento contínuo.
Além disso, uma pesquisa da Microsoft revelou que 93% das PMEs brasileiras aceleraram seu processo de transformação digital desde o início da pandemia, com 97% considerando essencial incluir tecnologia em seu modelo de trabalho de forma permanente.
Esses dados refletem uma tendência entre as PMEs de buscar soluções inovadoras para se manterem competitivas no mercado. Nesse sentido, programas de apoio se tornaram fundamentais ao proporcionarem recursos e parcerias estratégicas para viabilizar novos projetos.
Apesar da busca por inovação, startups e PMEs ainda enfrentam desafios significativos e esbarram em algumas barreiras:
Felizmente, existem programas e parcerias que visam apoiar startups e PMEs na jornada da inovação das quais a Embrapii faz parte.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) firmaram uma parceria que destina R$ 116 milhões para apoiar projetos de inovação em startups e PMEs. Essa iniciativa visa facilitar o acesso a recursos não reembolsáveis e à infraestrutura de pesquisa.
A Embrapii oferece um modelo de cofinanciamento onde startups e PMEs podem receber até 50% do valor total do projeto em recursos não reembolsáveis. Isso significa que a empresa não precisa devolver o valor recebido, reduzindo significativamente os riscos financeiros.
Esse financiamento está disponível para empresas de diversos segmentos, incluindo na área da saúde que conta com a parceria entre Embrapii e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
As Unidades Embrapii são instituições de pesquisa credenciadas que oferecem infraestrutura de ponta e especialistas para desenvolver projetos de inovação em parceria com empresas. Com mais de 90 unidades espalhadas pelo Brasil, startups e PMEs têm acesso facilitado a esses recursos.
Empresas que aproveitaram essas oportunidades conseguiram desenvolver produtos inovadores e melhorar sua competitividade no mercado. Por exemplo, uma parceria entre a Embrapii, o Grupo Boticário e a empresa Neurobots resultou no desenvolvimento de um batom inteligente, reconhecido internacionalmente no SXSW Innovation Awards 2025.
Inovar não precisa ser sinônimo de altos investimentos. Com o apoio de programas como o da Embrapii e Sebrae, startups e PMEs podem acessar recursos financeiros, infraestrutura e expertise necessários para desenvolver projetos inovadores. A chave é buscar essas oportunidades e dar o primeiro passo rumo à inovação!
Inscrições abertas para o ENACOOP 2025, encontro nacional do setor automotivo focado no Mover
A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) é uma das coordenadoras do Mover e patrocinadora do ENACOOP 2025...
Continuar lendoEmbrapii convida para webinário gratuito sobre acesso e precificação de terapias avançadas
Principais desafios da inovação industrial e como superá-los
Participe da 36ª chamada do IraSME para projetos de cooperação internacional em pesquisa, desenvolvimento e inovação
Embrapii apresenta modelo de inovação a representantes do FMI