Organização apresentou modelos que podem contribuir com o desenvolvimento de soluções inovadoras para modernizar os serviços e universalizar o acesso à energia elétrica

Conectar o sistema de transmissão de energia elétrica aos consumidores finais. Esse é o trabalho do sistema de distribuição do setor elétrico, que investe, em média, R$ 15 bilhões ao ano em novos equipamentos e treinamentos para manter a qualidade dos serviços prestados à população brasileira.

Para compartilhar riscos de inovação e apoiar o setor a superar desafios tecnológicos demandados pelo mercado, a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) apresentou os modelos de negócios da organização aos gerentes de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) das empresas distribuidoras de energia elétrica do país. A reunião on-line foi realizada no dia 1º de março com as associadas à Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica).

A entidade reúne empresas que representam 99,6% dos consumidores brasileiros e a expectativa é que o setor utilize os modelos Embrapii para investir em projetos que, de fato, se aproximem do mercado, executados em parceria com a cadeia produtiva e as instituições de pesquisa científica e tecnológica credenciadas à Embrapii. A vantagem é que as empresas poderão combinar modalidades de fomento Embrapii com os recursos obrigatórios que têm para investir em P&D anualmente.

“Em setores com alta densidade tecnológica, como é o setor elétrico, essa interação é essencial para garantir que novos produtos e soluções tecnológicas cheguem ao mercado de forma competitiva e sustentável”, explica o coordenador de Relações com o Mercado da organização, Fábio Cavalcante.

A Abradee possui um grupo de trabalho de P&D e a Embrapii buscou a associação para prospectar as possibilidades de conexão. “Temos representação de diversos grupos econômicos de distribuição de energia do Brasil e nosso objetivo é esclarecer e mapear as possíveis parcerias com a Embrapii”, disse Lindemberg Reis, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado da associação.

Distribuição

O sistema de distribuição de energia elétrica administra adversidades proporcionais ao tamanho do país e à dispersão territorial da população brasileira, inclusive com desafios topográficos e as ramificações necessárias ao longo de ruas e avenidas de cidades.

O objetivo das distribuidoras é buscar soluções inovadoras para modernizar cada vez mais o fornecimento dos serviços e universalizar o acesso de energia elétrica de qualidade às populações urbanas e rurais do país. A Embrapii pode ser uma parceira do setor para alavancar os investimentos e o Embrapii Day uma oportunidade futura de networking. A ferramenta possibilita conectar as empresas brasileiras com os principais institutos de pesquisa do país credenciados como unidades Embrapii.

Em formato de workshop, o Embrapii Day pode ser presencial ou on-line. No encontro, as empresas apresentam as demandas tecnológicas de inovação em seus ramos e os centros de pesquisa prospectam a produção científica mais avançada em infraestrutura para Pesquisa & Desenvolvimento (P&D).

Quer conectar a sua empresa com o futuro? Conte com a Embrapii: https://bit.ly/embrapiiday2023

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube