Home / Comunicação / Notícias
Publicado em 10 junho, 2021
Projeto EMBRAPII ganhou o nome de Greenchar e é feito com resíduos da macaúba
A macaúba é uma palmeira nativa do Brasil, predominante do cerrado brasileiro, que tem como característica a utilização de todas as suas partes para diferentes finalidades. Pensando nisso, a EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) acreditou e investiu no desenvolvimento de um projeto que transformasse os resíduos deste tipo de palmeira em carvão sustentável.
O produto foi desenvolvido por pesquisadores da Unidade EMBRAPII – Instituto Senai de Inovação (ISI) Biomassa, do Mato Grosso do Sul, atendendo a demanda da empresa mineira Solea do Brasil.
O insumo é fabricado por meio de um processo pirolítico, uma reação que ocorre em altas temperaturas. “O carvão sustentável tem o mesmo desempenho do tradicional, a diferença é que ele é ecológico e, consequentemente, participa da economia circular, aquela que produz, lucra e não danifica o meio ambiente”, explica Hélio Merá de Assis, pesquisador industrial da Unidade EMBRAPII ISI Biomassa.
O objetivo da inovação é que o carvão seja usado em processos industriais, o insumo pode ser utilizado em equipamentos filtrantes de água, por exemplo. Atualmente, o projeto de pesquisa que se iniciou ano passado está em sua fase final e em processo de patenteamento pela empresa.
Embrapii participa de seminário sobre Programas Prioritários de Interesse Nacional (PPI) para o Brasil
O presidente da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), Alvaro Prata, participou, nesta quarta-feira (30), de seminário no...
Continuar lendoEmbrapii diversifica sua participação em importantes eventos para a indústria em agosto
Embrapii investe R$ 30 milhões para credenciamentos de seis novas Unidades
Embrapii vai credenciar o primeiro Centro de Competência em RNA mensageiro do Brasil
Embrapii vai desenvolver projetos de alto impacto na saúde