Projeto apoiado pela EMBRAPII tem como objetivo aumentar a proteção dos profissionais de saúde contra os riscos de contágio

Uma nova tecnologia vai evitar que profissionais de saúde que atuam nas triagens de unidades hospitalares fiquem expostos no momento do atendimento inicial a pacientes que suspeitam de Coronavírus. O projeto de inovação é da empresa Novus e foi um dos selecionados no Edital Emergencial Covid-19 da parceria EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial).

O projeto desenvolvido com pesquisadores da Unidade EMBRAPII – ISI SIM (Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica), de São Leopoldo (RS), utiliza Inteligência Artificial para auxiliar no diagnóstico da Covid-19. A análise do paciente é feita de maneira remota pela equipe médica a partir de sinais vitais e respostas a um questionário no momento da triagem.  A pulsação, frequência respiratória, pressão arterial, saturação de O2 e temperatura corporal também são medidos automaticamente pelo sistema que inclui câmeras especiais e sensores.

Estas informações são armazenadas em um software que pode rodar localmente em um computador, na rede local do hospital ou em nuvem, permitindo a integração de dados com outros sistemas de gestão hospitalar ou de sistemas de informação pública em saúde. Além disso, o sistema é instalado em uma cabine facilmente higienizável para proteção do profissional e dos demais pacientes. A ideia também é que os dados obtidos na triagem auxiliem no processo de gestão de hospitais, por meio da identificação do perfil de pacientes e da classificação de risco, utilizando algoritmos de inteligência artificial.

Segundo Marcos Dillenburg, diretor de tecnologia e operações da Novus, esta abordagem de triagem se diferencia da tradicional, em que o profissional da saúde

precisa ficar junto ao paciente, utilizar diferentes equipamentos para medição dos sinais vitais e fazer registros manuais das informações, expondo-se e dificultando a higienização do local e equipamentos.

“Buscamos parcerias para contribuir de forma mais ativa neste enfrentamento à pandemia. Tudo aconteceu muito rápido, passados três meses do primeiro contato com a Unidade EMBRAPII, já estávamos com protótipo funcional e agora estamos iniciando testes em campo e validando a pesquisa junto ao Conselho Nacional de Saúde”, destaca Dillenburg. “O apoio da EMBRAPII e a competência da Unidade ISI SIM foram decisivos para este projeto, fora de nossa linha de atuação principal, mas altamente relevante para a sociedade.”

Em fase final com instalação de protótipos em unidades de saúde para validação prática de sua eficácia, o projeto vai passar por avaliações médicas do Comitê de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde.

Iniciativas EMBRAPII contra o Coronavírus

A EMBRAPII é uma Organização Social com contrato de gestão com os Ministérios de Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações (MCTIC), Educação (MEC) e Saúde. A instituição adotou uma série de medidas que irão contribuir para o desenvolvimento de projetos emergenciais como este com o objetivo de viabilizar soluções que unam a pesquisa ao setor empresarial de maneira desburocratizada. Já são mais de 50 projetos apoiados no combate à pandemia.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube