Home / Comunicação / Notícias
Publicado em 16 junho, 2025
A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) é uma das coordenadoras do Mover e uma das organizadoras do ENACOOP 2025 – Encontro Nacional das Coordenadoras dos Programas Prioritários do Mover, que acontecerá nos dias 6 e 7 de agosto, em Florianópolis (SC). As inscrições já estão abertas e são gratuitas.
O ENACOOP é um espaço estratégico de diálogo e colaboração entre as coordenadoras dos Programas Prioritários do Mover (Mobilidade Verde e Inovação), empresas do setor automotivo, Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), startups e entidades representativas. O evento busca apresentar resultados já alcançados, mapear desafios e fomentar parcerias para novos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).
Ao longo dos dois dias de programação, os participantes poderão acompanhar palestras, painéis técnicos, exposições de projetos e sessões de networking, com a presença de especialistas e lideranças de destaque na agenda de mobilidade sustentável e inovação tecnológica.
A Embrapii terá estandes próprios no local, onde serão apresentados três projetos desenvolvidos por suas Unidades com foco em soluções para a cadeia automotiva e de logística. As iniciativas são resultado direto dos investimentos realizados no âmbito do Rota 2030 e do Mover, com o apoio de empresas do setor.
O programa Mover é uma iniciativa do governo federal, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com os ministérios da Fazenda e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O objetivo é ampliar a sustentabilidade da frota automotiva nacional e estimular o desenvolvimento de novas tecnologias para a mobilidade e a logística no Brasil.
A Embrapii é responsável pela coordenação do programa “P&D para a Cadeia de Fornecedores de Mobilidade e Logística”, que viabiliza o desenvolvimento de tecnologias estratégicas em parceria com a indústria nacional.
Além da Embrapii, outras instituições que também coordenam Programas Prioritários no âmbito do Mover – SENAI, Finep, Fundep e BNDES – estarão presentes. O evento tem o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).
A diversidade dos temas abrange desde descarbonização da mobilidade e conectividade veicular até o fortalecimento de ferramentarias e o desenvolvimento de biocombustíveis e sistemas de segurança.
O evento será realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), localizada na Rodovia Admar Gonzaga, 2765 – Itacorubi, Florianópolis/SC. O horário será das 8h às 17h no primeiro dia (6/8) e das 8h às 13h no segundo dia (7/8).
Sobre o Mover
Lançado em 2023 pelo governo federal, o Programa Mover foi criado para impulsionar a descarbonização, a inovação e a competitividade da cadeia automotiva brasileira. Substituindo o antigo Rota 2030, o Mover busca acelerar a transição para um modelo de mobilidade mais sustentável e tecnológico, por meio do fomento a projetos de pesquisa, desenvolvimento, capacitação profissional e modernização da indústria. A iniciativa envolve diversos atores do setor público e privado e está alinhada aos compromissos ambientais e de desenvolvimento industrial do país.
Sobre a Embrapii
A Embrapii é uma organização social qualificada pelo Governo Federal que atua em cooperação com Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) para atender às demandas de inovação da indústria brasileira. Por meio de recursos não reembolsáveis, apoia projetos de PD&I desenvolvidos em parceria com empresas, reduzindo riscos e custos e acelerando a chegada de novas soluções tecnológicas ao mercado. Atualmente, a rede Embrapii conta com 92 ICTs credenciadas em diversas áreas do conhecimento.
Embrapii e Ministério da Saúde anunciam pacote de ações voltadas para a saúde no valor de R$ 150 milhões
O total de investimentos pode movimentar até R$ 240 milhões, com a participação do setor produtivo da Saúde ...
Continuar lendo