Inovação apoiada pela EMBRAPII coleta dados de automóveis em fase de projeto para identificar possíveis falhas e evitar futuros defeitos
Com objetivo de contribuir para a viabilização de novas tecnologias desenvolvidas com startups, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) tem linhas de fomento específicas para que boas ideias possam se tornar produtos ou processos industriais. Este foi o caso da startup Previsiown, plataforma de inteligência de dados para a indústria automotiva e de mobilidade.
A empresa identificou uma necessidade da indústria automotiva ao constatar que milhares de veículos retornavam às concessionárias para solucionar algum tipo de defeito em garantia ou para atender a um chamado de recall. “Percebemos que grande parte dos problemas nascia na subjetividade da análise de dados do veículo, ainda na fase de projeto no campo de provas, o que futuramente poderia resultar em grandes custos de garantia às montadoras”, explica Ivan Vianna, CEO da Previsiown.
Desta forma, a Previsiown buscou a Unidade EMBRAPII – CPQD, centro de pesquisa especializado em Comunicações Avançadas, onde apresentou seu projeto e obteve o apoio técnico e financeiro da EMBRAPII para o desenvolvimento da tecnologia. A solução, que já é realidade, usa inteligência artificial para prever, identificar e solucionar problemas intermitentes nos veículos. O objetivo é reduzir o número de eventos de garantia e recalls.
Da ideia até o mercado
Para aumentar o apoio às startups, que muitas vezes encontram dificuldade para colocar seu produto no mercado, a EMBRAPII criou o Lab2mkt, programa que oferece apoio adicional no ciclo 3 do desenvolvimento, etapa do projeto que busca o ingresso ao mercado. O modelo diminui os custos e os riscos tecnológico e mercadológico, potencializando as chances das startups provarem que seu modelo de negócio é viável economicamente