Página tem informações completas para as empresas que desejam receber os benefícios tributários da legislação e investir no fomento à inovação na área de Tecnologia da Informação e Comunicação
Empresas interessadas na Lei de TICs contam agora com uma landing page dos Programas Prioritários de Interesse Nacional (PPIs) da Embrapii para auxiliar o setor privado. O endereço www.embrapii.org.br/ppi traz informações completas sobre os PPIs IoT/Manufatura 4.0 e HardwareBR, incluindo como as companhias podem cumprir as suas obrigações de depósitos previstos na Lei de TICs e receber os benefícios fiscais, além de saber como esses recursos são utilizados para apoiar projetos de PD&I.
“O depósito nos PPIs da Embrapii permite que as empresas cumpram suas obrigações fiscais e garantam os benefícios da Lei de TICs. Ao fazer o depósito, os recursos retornam ao setor (privado) como investimentos para o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções. Com menos burocracia e livre do risco de glosa, realizar o aporte em um PPI é uma escolha inteligente. Para ajudar nesse processo, a Embrapii acaba de lançar uma landing page totalmente dedicada ao tema”, destaca Thales Marçal, Coordenador de Relações com o Mercado da Embrapii.
A cada R$1 depositado nos programas da Embrapii, a empresa cumpre com R$1 de sua responsabilidade com a Lei de TICs. Os recursos serão destinados ao avanço de novas plataformas, processos e tecnologias digitais, com potencial de transformar o sistema produtivo e gerar novas oportunidades de negócios. Dessa forma, o montante depositado volta para o setor por meio da geração de novos conhecimentos e desenvolvimento de tecnologias disruptivas.
A Embrapii possui um ecossistema de 25 centros de pesquisa credenciados como Unidades Embrapii e estruturados em rede para compartilhar conhecimento, competências e infraestrutura na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). As instituições recebem os recursos para o desenvolvimento de projetos de inovação em parceria com o setor industrial.
Como depositar
Os PPIs da Embrapii contam com um modelo ágil, seguro, livre de glosa, simplificado e que acelera a atividade de PD&I. A landing page conta com um passo-a-passo que explica como as empresas podem fazer o depósito.
Ao depositar um valor nos PPIs IoT/Manufatura 4.0 ou HardwareBR, a empresa quita a obrigação referente àquele montante ao mesmo tempo em que fica livre de qualquer preocupação em relação ao valor depositado. A partir desse momento, a Embrapii assume total responsabilidade pela gestão e utilização dos recursos.
Aplicação dos recursos
Os recursos depositados pelas empresas também serão utilizados para implantar Centros de Competência Embrapii no país, um novo modelo da Embrapii projetado para posicionar o Brasil na vanguarda das novas tecnologias. Isso inclui a transferência de conhecimento, capacitação de recursos humanos e criação de uma associação de empresas por meio do modelo de adesão (membership).
Além disso, os recursos também serão alocados em projetos no modelo Basic Funding Alliance (BFA), que une empresas que compartilham desafios tecnológicos em consórcios de inovação aberta com níveis desenvolvimento tecnológico (TRLs) baixos. Essa abordagem estimula a colaboração entre empresas, impulsionando o desenvolvimento de soluções tecnológicas em estágios iniciais.
Sobre os PPIs
Os Programas Prioritários IoT/Manufatura 4.0 e o HardwareBR investem em desafios tecnológicos que permitirão ao Brasil avançar e se posicionar competitivamente em setores estratégicos no mercado global. Eles unem modelos de incentivo de PD&I para antecipar tendências tecnológicas e desenvolver projetos estratégicos para o país.
Ao depositar um valor no HardwareBR, a empresa está contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento da indústria de hardware nacional. Já o PPI IoT/Manufatura 4.0 tem como objetivo impulsionar a adoção da Internet das Coisas (IoT) e a transformação digital da indústria.