Material promete revolucionar o processo industrial e o atual modelo de negócio no país

O Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovações e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) se reúnem, nesta quinta-feira (5/8), para debater os avanços e os desafios da Rede EMBRAPII/MCTI de Inovação em Grafeno para incentivar pesquisa e desenvolvimento de aplicações industriais para o material no país.

O encontro será uma oportunidade para traçar as estratégias de fomento à inovação em nanotecnologia e propor ações para colocar em prática o InovaGrafeno e o Decreto da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para Materiais Avançados.

Também estará em pauta a parceria estratégica com a consultoria Planar, que conta entre seus sócios, os dois principais cientistas do mundo no segmento: Antônio Hélio de Castro Neto, Fundador e Diretor do Centro de Pesquisas em Grafeno da Universidade Nacional de Singapura, e Konstantin Novoselov, cidadão russo-britânico que foi responsável por primeiro isolar o grafeno e por isso recebeu o Nobel de Física em 2010.

A proposta é aproximar o conhecimento internacional das Unidades EMBRAPII, aumentando a expertise nacional e promovendo a colaboração recíproca no desenvolvimento de rotas tecnológicas de aplicação do grafeno, além de gerar novos processos e produtos das empresas para contribuir com a inovação empresarial.

Por que inovar com grafeno?

O grafeno é o mais leve e fino material existente, duzentas vezes mais forte do que o aço e considerado o melhor material condutor de calor e de eletricidade. Somam-se ainda à lista de características a alta flexibilidade, impermeabilidade e transparência do material.

Há um amplo espectro de setores industriais potencialmente beneficiados pela exploração de tecnologia, como o setor têxtil, automotivo, aeroespacial, entre outros.

A Rede EMBRAPII/MCTI contará com 16 Unidades EMBRAPII e, com ela, será possível elevar o nível de maturidade tecnológica relativo ao uso do grafeno por meio de projetos cooperativos de P&D, além de potencializar a capacidade de atendimento às demandas por inovação da indústria nacional, fomentando e tornando-a mais forte e competitiva. O Brasil é um dos países com maior reserva de grafite, fonte do grafeno, ao lado da China e do Canadá.

Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII é uma Organização Social com Contrato de Gestão com os Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação (MEC) e Saúde (MS). A instituição coinveste em projetos de inovação do setor industrial e promove o encontro entre as empresas e centros de pesquisas credenciados e com competência técnica para desenvolvê-los.  Em pouco mais de seis anos de operações, já desenvolveu mais de 1200 projetos totalizando R$1,7 bilhão em inovação industrial.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube