A expectativa é desenvolver 82 projetos de inovação com a indústria e capacitar 200 jovens estudantes para o mercado de trabalho

Com apoio do Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) selecionou quatro novos grupos de pesquisa em Institutos Federais que serão credenciados como polos de inovação na rede de Unidades EMBRAPII. Os novos Polos de Inovação terão disponíveis cerca de R$ 6,5 milhões para atuar em parceria com a indústria nacional no desenvolvimento soluções e produtos inovadores para o mercado. 

O credenciamento dos novos polos é uma das entregas do Programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação. “Ao participarem de pesquisa demandadas pelo setor produtivo, os estudantes acompanham o ritmo do progresso técnico e a evolução das tecnologias, além de desenvolverem habilidades socioemocionais”, afirmou o secretário de Educação Profissional e Tecnológica: Ariosto Antunes Culau.

Os projetos serão desenvolvidos nas áreas de processos para manufatura eletro-eletrônica, tecnologias energéticas industriais, soluções sustentáveis para o agronegócio e engenharia de alimentos.  Cerca de 45% do valor total serão financiados com recursos não reembolsáveis da EMBRAPII.

A proposta visa atrair empresas pelo fomento e pela capacidade de geração de soluções tecnológicas dos Institutos Federais, alavancando recursos privado em inovação. O modelo de financiamento da EMBRAPII exige contrapartida financeira da Unidade. A meta é desenvolver 82 projetos e R$ 14,3 milhões em investimentos de inovação, à medida que se soma ao valor aportado pela EMBRAPII, a contrapartida financeira de empresas e os recursos não financeiros da Unidade (mão-de-obra, equipamentos de ponta etc.).

“A competência técnica das Unidades credenciadas é um fator fundamental no sucesso do modelo operacional da EMBRAPII. Os novos polos selecionados nos Institutos Federais do MEC têm profissionais qualificados e equipados com instrumental atualizado, estando aptos para aplicar tecnologias modernas no desenvolvimento de pesquisa aplicada e inovação em projetos de demanda das indústrias, reduzindo gargalos tecnológicos, aumentando a eficiência e  a competitividade das empresas”, destaca o diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães.

Selecionados

Os quatro novos polos de inovação são: Instituto Federal do Amazonas, em Manaus, Instituto Federal de Goiás, em Goiânia, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba (MG), e Instituto Federal de São Paulo, na cidade de Matão, noroeste do estado.

Com o resultado, passa para 13 o número de polos em institutos federais credenciados para desenvolvimento de projetos de inovação. Elas se juntam às nove Unidades já credenciadas (IFMG, IFBA, IF Fluminense, IFES, IF Sul de Minas, IFPB, IFSC, IFCE). Eles estão à frente de 145 projetos, com 121 empresas apoiadas, somando 59 milhões de reais em investimentos. No total, 56 pedidos de propriedade intelectual foram contabilizados. Ao todo, a rede credenciada da Embrapii conta com 61 Unidades.

Capacitação Profissional

Além de estimular a interação entre o setor produtivo e os centros de pesquisas, o credenciamento de unidades em institutos federais também vai contribuir para qualificar e formar cerca de 200 profissionais para atuarem em projetos de PD&I na indústria.

Os estudantes participam de um programa de Recursos Humanos que valoriza o aprendizado a partir de experiências reais. Os jovens participam ativamente desde o planejamento das ações e relacionamento com os clientes, passando pelo desenvolvimento da tecnologia nos laboratórios e testes dos protótipos desenvolvidos junto com os parceiros industriais. Dessa foram, o programa permite ao aluno o desenvolvimento de habilidades socioemocionais que ultrapassam a dimensão técnica, como persuasão, negociação, gerenciamento de projetos, comunicação e liderança.

Mais de 700 estudantes e jovens pesquisadores de Institutos Federais participaram do desenvolvimento de projetos EMBRAPII e 91% afirmam que o envolvimento com projetos EMBRAPII agregou conhecimentos práticos importantes para sua carreira profissional.

O Programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação, prevê ampliar ainda mais o número Institutos Federais credenciados pela EMBRAPII. Para tal, planeja realizar capacitações sobre planejamento e gestão da inovação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube