Home / Comunicação / Notícias
Publicado em 21 outubro, 2025
O evento propõe um amplo debate sobre a preservação dos recursos hídricos, a cultura oceânica e o papel da ciência e da tecnologia na mitigação e adaptação às mudanças climáticas
A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) participa da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre de 21 a 26 de outubro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a SNCT é o principal evento de divulgação científica do país, com atividades em todo o território nacional. O tema de 2025 – “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território” – reforça a urgência de refletirmos sobre nossa relação com a água e com o meio ambiente.
No evento, a Embrapii apresenta um estande interativo voltado especialmente para os jovens, convidando-os a pensar em como a inovação pode transformar atitudes e gerar impactos positivos para o planeta. O espaço, chamado “Mural das Atitudes”, propõe uma experiência coletiva e simbólica. Os visitantes são convidados a responder a uma pergunta provocativa escrevendo uma palavra que represente sua atitude em favor de um planeta mais sustentável. Cada resposta será afixada em um painel que simboliza o oceano, formando, ao longo do evento, um grande mosaico colorido de ideias, um verdadeiro mar de inspiração e compromisso com a vida e a biodiversidade.
Além disso, o público poderá conhecer de perto o VCUB1, o primeiro nanossatélite de observação da Terra desenvolvido com tecnologia 100% nacional. O projeto foi conduzido pela Visiona Tecnologia Espacial e contou com investimento não reembolsável de R$ 2,9 milhões da Embrapii. O VCUB1 representa um marco para a indústria brasileira, reunindo tecnologias avançadas em satélites de pequeno porte e demonstrando a capacidade do país de criar soluções estratégicas em áreas de alta complexidade tecnológica.
Com essa participação, a Embrapii reforça seu papel no fortalecimento da inovação industrial brasileira, promovendo a integração entre ciência, tecnologia e sustentabilidade. A iniciativa também estimula a formação de uma nova geração de pesquisadores e empreendedores comprometidos com soluções que unam inovação e responsabilidade ambiental, lembrando que o futuro, assim como o oceano, depende das atitudes que escolhemos hoje.
Sobre a Embrapii
A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com Instituições de Ciência e Tecnologia, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial e fomentar a inovação na indústria. Para isso, conecta centros de pesquisa e empresas, compartilhando os custos da inovação ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado.
Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade Embrapii com a competência técnica que se enquadra às necessidades do projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Além disso, possui parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Brasil e Suécia abrem chamada para projetos de inovação em mineração sustentável, bioeconomia ou cidades sustentáveis
Oportunidade faz parte da rede Eureka. As empresas interessadas devem procurar uma Unidade Embrapii e se inscrever até 6 de...
Continuar lendoCentros de Competência Embrapii ganham destaque internacional e posicionam o Brasil na fronteira tecnológica
Estudo da Embrapii aponta que nanotubos de carbono reforçam borracha e aumentam durabilidade de esteiras de mineração
Como transformar um desafio produtivo em um processo escalável
Embrapii assina acordo de cooperação com a Finep para potencializar inovação no país