Investimentos serão direcionados às iniciativas que fortaleçam a indústria nacional, promovam a digitalização da economia e a aplicação de tecnologias verdes, impulsionados pela integração entre pesquisa e empresas
O modelo Embrapii de apoio à inovação e ao desenvolvimento tecnológico do setor produtivo deverá integrar a estratégia brasileira para a nova industrialização, em bases sustentáveis, liderada pelo Ministério da Indústria, Desenvolvimento, Comércio e Serviços (MDIC).
A experiência de cooperação com as empresas, acumulada a partir da execução de mais de dois mil projetos de inovação, em parceria com centros de pesquisa, foi o tema do encontro entre a diretoria da organização e o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, nesta sexta-feira (14).
“Consideramos a Embrapii um braço das políticas de governo. Temos todas as condições para contribuir com o MDIC nos projetos voltados à descarbonização, transição energética e transformação digital da economia. Nossos resultados nessas áreas são muito consistentes”, explicou o presidente interino da Embrapii, Igor Nazareth.
Todo projeto Embrapii tem origem na demanda da empresa e conta com o apoio técnico qualificado de pelo menos uma Unidade credenciada para o seu desenvolvimento. Além de conectar pesquisa de ponta às empresas, o modelo garante a divisão dos riscos de inovação, por meio do aporte de recursos não reembolsáveis em iniciativas que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado brasileiro.
O portfólio da Embrapii inclui pelo menos 19 setores da economia, entre eles agroindústria, saúde, mobilidade, energia, petróleo & gás. Ao todo, 1,37 mil empresas já foram apoiadas, com iniciativas que resultaram em 759 pedidos de propriedade intelectual, e o montante de R$ 2,85 billhões aplicados em P&D. Atualmente, cerca de 55% dos projetos envolvem empresas de micro e pequeno portes, além de startups, segmento para o qual o investimento em inovação se mostra mais desafiador.
Participaram do encontro os diretores da Embrapii, Carlos Eduardo Pereira (Operações) e Fábio Stallivieri (Relações Institucionais e Planejamento), o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, Uallace Moreira, a diretora de Política de Propriedade Intelectual e Infraestrutura da Qualidade, Juliana Pires, e o assessor especial da pasta, Nilton Melo.
A Embrapii é uma organização social que possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meios dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Conta, ainda, com as parcerias institucionais do BNDES e do Sebrae.