20/09/2016
O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC, Alvaro Prata, destacou o papel da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) no fomento à inovação no Brasil. Para ele, a criação da empresa fortaleceu a cultura do empreendedorismo ao unir a expertise dos institutos de pesquisa com as demandas do setor industrial para a geração de produtos de alta tecnologia.
“Estamos fortalecendo a nossa infraestrutura de pesquisa. Estamos fazendo uma verdadeira revolução no Brasil do ponto de vista de ciência, tecnologia e inovação. A EMBRAPII vai fazer uma diferença enorme. O setor industrial vai contratar um projeto com uma Unidade EMBRAPII com a certeza de que vai ter ele bem feito, porque essa Unidade passa por uma avaliação muito criteriosa para ter esse status”, afirmou Prata durante o 3º Workshop de Competências Internas (WCI) do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), realizado entre os dias 13 e 15/09, no Rio de Janeiro (RJ).
Além disso, o secretário defendeu que o modelo EMBRAPII sirva como propulsor para o fomento do empreendedorismo, tanto entre recursos humanos quanto entre instituições de pesquisa. “Nós precisamos focar na formação de empreendedores, pessoas que possam resolver problemas à sua maneira, que vão atrás. E falo também de instituições que reproduzam esses valores. Elas têm que olhar as oportunidades e trabalhar em cima delas”, completou. O secretário também falou da necessidade de aumento dos recursos do MCTIC para reforçar o papel da pasta na transferência de tecnologia para as empresas.
Com informações do Instituto Nacional de Tecnologia (INT)