Konstantin Novoselov realiza palestra durante evento em que a EMBRAPII assina acordo para incentivar a inovação para uso comercial do grafeno, considerado “material do futuro

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e a Consultoria Planar, especializada em grafeno, vão firmar acordo para criar uma rede de inovação entre as Unidades EMBRAPII voltada para o desenvolvimento de P&D com o grafeno. A assinatura ocorrerá nesta quarta-feira (14), em evento online, e contará com palestra de Konstantin Novoselov, Prêmio Nobel em Física pelo isolamento do material, e com participação do secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim. Acompanhe o evento no Canal Inovação, ás 8h30min.

“O Grafeno terá um grande impacto na indústria, capaz de transformar modelos de negócio, padrões de concorrência e estruturas de mercado. Com a parceria, pretendemos promover a colaboração recíproca, agregar conhecimento e promover a inovação com o uso do Grafeno em nossas Unidades EMBRAPII. Assim, poderemos atender a um amplo espectro de setores industriais potencialmente beneficiados pela exploração de tecnologia, tornando nossa indústria mais forte e competitiva”, destaca o diretor de Operações, Carlos Eduardo Pereira.

O grafeno tem incríveis propriedades físicas, além de ser o mais leve e fino material existente, é duzentas vezes mais forte do que o aço e considerado o melhor material condutor de calor e de eletricidade. Somam-se ainda à lista de características a alta flexibilidade, impermeabilidade e transparência do material. Para Ricardo Schaefer, Ceo da Planar, a combinação única de propriedades superlativas do grafeno, o torna uma plataforma tecnológica que impacta dezenas de setores industriais.

“Neste sentido, a parceria com a EMBRAPII significa poder elevar o nível de maturidade tecnológica relativo ao uso do grafeno por meio de projetos cooperativos de P&D que busquem identificar e criar novas rotas para o desenvolvimento de inovadoras aplicações comerciais”, reforça Schaefer.

O Brasil é um dos países com maior reserva de grafite, fonte do grafeno, ao lado da China e do Canadá.

Sobre a Planar

A Planar é uma consultoria brasileira formada por duas autoridades mundiais no tema do grafeno e dos materiais avançados 2D, os físicos Antônio Hélio de Castro Neto, Fundador e Diretor do Centro de Pesquisas em Grafeno da Universidade Nacional de Singapura, e Konstantin Novoselov, Prêmio Nobel da Física pela descoberta do grafeno.

arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube