Projeto EMBRAPII traz tecnologia 100% nacional para o atendimento às vítimas de acidentes com traumas pélvicos

A imobilização pode ser considerada fundamental nos primeiros socorros em casos de acidentes, sejam eles domésticos, de trânsito ou relacionados às práticas esportivas. No entanto, ainda há dificuldade para este cuidado na região pélvica, sendo muitas vezes necessário adaptações com lençóis e talas que, segundo especialistas, não promovem a compressão adequada. Diante desta necessidade, a empresa Clariju buscou apoio da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) para o desenvolvimento de uma tecnologia pioneira no Brasil que oferecerá estabilização pélvica de forma eficaz e econômica.

Pesquisadores da Unidade EMBRAPII, Senai Cimatec, atuaram no projeto, que faz parte do contrato em parceria com o Sebrae. Através de estudos de Design e Mecânica, o novo produto promoverá a redução da morbimortalidade decorrente dos traumas pélvicos, e suas sequelas, muitas vezes oriundas de condução inadequada nos primeiros socorros, além de promover a interrupção de sangramento intra-pélvico. O resultado já gerou um pedido de proteção industrial depositado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Foram encontrados produtos semelhantes no mercado internacional, no entanto apresentam alto custo, inviabilizando a importação. No Brasil, não existem soluções aplicadas para imobilização de vítimas de traumas pélvicos com estas características, por isso a necessidade no investimento em pesquisa e desenvolvimento de novas soluções, com potencial inclusive para exportação.

“O setor médico tem se apresentado como uma das áreas de maior oportunidade de exploração e desenvolvimento tecnológico.  O projeto nos oportunizou conhecer algumas das suas necessidades e colaborar no desenvolvimento de uma solução que pode salvar vidas”, destacou a pesquisadora do Senai Cimatec, Larissa Barbosa, coordenadora técnica do projeto.

O projeto é aderente à área de atuação da Unidade EMBRAPII – Senai Cimatec onde, dentre outras áreas de competência, desenvolve equipamentos para diversos setores industriais.

Inovação em startups e pequenas empresas

Este é mais um projeto EMBRAPII em parceria com o Sebrae para alavancar ideias inovadoras de pequenos empreendedores buscando potencializar a competitividade de suas empresas no mercado.

No modelo convencional da EMBRAPII são financiados até 1/3 do valor dos projetos inovadores da indústria brasileira com recursos não reembolsáveis, além de colocar à disposição para seu desenvolvimento as Unidades EMBRAPII, renomados centros de pesquisa credenciados pela instituição. No modelo específico que inclui o Sebrae, os empreendedores recebem o complemento de suas contrapartidas financeiras nos projetos compartilhando os riscos e contribuindo para sua viabilização.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube