Home / Comunicação / Notícias
Publicado em 8 abril, 2025
Foto: Inatel
O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) inaugurou no início de abril os novos laboratórios do Centro de Competência Embrapii em Redes 5G e 6G – o xGMobile. A nova estrutura, que funciona em Minas Gerais, passa a sediar pesquisas avançadas em conectividade, consolidando o projeto como uma referência nacional na construção de soluções para as redes móveis do futuro.
Os Centros de Competência Embrapii são um modelo inédito de estímulo à inovação no Brasil. Ao escolher os programas prioritários (PPI) da Embrapii para cumprir a responsabilidade exigida pela Lei de TICs, os recursos são direcionados para estes centros.
O diretor do Inatel destacou a importância da parceria com a Embrapii na consolidação da relação entre academia e mercado. “Hoje, vemos uma das iniciativas mais bem-sucedidas dentro desse contexto que o Brasil já teve a oportunidade de experimentar”, afirmou Carlos Nazareth.
A gerente das Unidades Embrapii, Paula Nadai, ressaltou o papel estratégico do xGMobile no avanço das tecnologias emergentes e na formação de profissionais capacitados. “O centro trabalha em áreas que ainda estão em fase de pesquisa, com pouca literatura disponível. Para construir o futuro, é preciso desenvolver tecnologias, fomentar startups que as levem ao mercado e atrair empresas parceiras para disseminá-las na indústria”, afirmou.
Com a nova estrutura, o xGMobile amplia sua capacidade de atuação, fortalecendo a transformação digital da indústria brasileira e contribuindo com a formação de talentos que estarão na linha de frente das redes móveis de próxima geração.
Referência em inovação e conectividade
Segundo o coordenador do xGMobile, Luciano Leonel Mendes, o novo espaço representa um marco importante para os avanços das redes móveis no país. “Esse centro consolida o trabalho que já vem sendo feito há cerca de um ano e meio e nos permite avançar ainda mais. Agora sabemos exatamente onde estão as pessoas responsáveis por fazer esses avanços acontecerem”, destacou.
Para ele, o Centro posiciona o Brasil de forma mais competitiva no cenário internacional. “O xGMobile é o futuro da conectividade. Conectividade e xGMobile, no cenário nacional, estão se tornando sinônimos”, completou.
Além da infraestrutura física, o Centro de Competência atua de forma integrada com o ecossistema de inovação de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, promovendo projetos em parceria com empresas e startups. Entre os destaques, está o desenvolvimento de redes de acesso para áreas rurais, com tecnologias criadas no próprio Inatel e transferidas para o mercado.
Sobre a Embrapii
A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com Instituições de Ciência e Tecnologia, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial e fomentar a inovação na indústria. Para isso, conecta centros de pesquisa e empresas, compartilhando os custos da inovação ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado.
Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade Embrapii com a competência técnica que se enquadra às necessidades do projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Além disso, possui parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Apoio do IBGE pode ajudar a Embrapii a mapear o impacto das ações de fomento às empresas parceiras
A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) poderá contar com uma base de dados analisados sobre...
Continuar lendo