Parceria internacional promove seleção para conectar o ecossistema do agronegócio e soluções inovadoras. Inscrições vão até dia 12 de abril

Estão abertas as inscrições para startups participarem do 1º ciclo do programa “Soja Sustentável do Cerrado – fomentando o empreendedorismo e a inovação para a produção de soja livre de desmatamento”. Com o objetivo de aproximar o mundo Agro 4.0 das questões ambientais, a iniciativa pretende estimular o desenvolvimento de novas tecnologias, tornando-as viáveis técnica e economicamente para o setor.

O programa é resultado da parceria internacional entre a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), o hub de inovação AgTech Garage, e o LandInnovation Fund – fundo internacional criado com aporte inicial da Cargill e sob gerenciamento da Chemonics International para fomentar iniciativas em prol da soja sustentável e livre de desmatamento.

Os interessados podem conferir como foi o Roadshow para tirar dúvidas clicando aqui e se inscrever no programa pelo link: bit.ly/SojaSustentavel_Cerrado.

As startups selecionadas terão acesso a mentorias estratégicas e técnicas, conexões com executivos da comunidade do AgTech Garage, troca de experiências com empreendedores e participação em eventos. Além disso, elas contarão com o acompanhamento de um time de especialistas composto por integrantes de empresas parceiras com foco no desenvolvimento e escala de soluções que contribuem com os objetivos do Land Innovation Fund em fomentar a sustentabilidade na cadeia de suprimento da soja. Startupsque se destacarem poderão receber apoio financeiro para o desenvolvimento das soluções.

A EMBRAPII será responsável por realizar a ponte entre startups e empreendedores com os centros de pesquisas (Unidades EMBRAPII), que irão oferecer  infraestrutura de ponta e competências técnicas para desenvolver os projetos selecionados, além de cofinanciar o projeto com recursos não reembolsáveis.

O programa – O programa será desenvolvido em quatro ciclos e conta com recurso inicial de cerca de R$2.2 milhões para apoio às startups, com a possibilidade de aumento a partir da entrada de novos parceiros interessados em apoiar o ecossistema de inovação pela sustentabilidade do agronegócio.

As inovações podem envolver desenhos, testes e implementação de soluções tecnológicas que tragam inteligência, segurança e sustentabilidade à agricultura da soja no bioma Cerrado. Entre os temas de interesse do programa, estão ações e soluções que combatam o desmatamento e valorizem a geração de renda a partir da floresta em pé na região; uso sustentável da terra; serviços ambientais; ferramentas e metodologias de monitoramento ambiental.

Em paralelo, também serão selecionados até dez pesquisadores da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) para um programa de fellowship voltado para o desenvolvimento de projetos de inovação agrícola em cooperação com startups.

Sobre o Land Innovation Fund:
O Land Innovation Fund pretende trabalhar na Argentina, na Bolívia, no Brasil, no Paraguai e no Uruguai por meio do financiamento, da prestação de assistência técnica e da construção de parcerias que garantam que a soja utilizada na região seja produzida de forma responsável. O Land Innovation Fund apoiará inovações que gerem aumento de produtividade por meio de práticas sustentáveis, mecanismos e abordagens que incentivem produtores a conservar e restaurar florestas. O Fundo foi criado com o aporte inicial da Cargill e opera sob administração da Chemonics International.

Sobre o AgTech Garage:
O AgTech Garage é um hub de inovação especializado no agronegócio. Criado em 2017, conta hoje com mais de 40 grandes empresas parceiras, líderes em seus segmentos, e mais de 700 startups conectadas em sua comunidade virtual. Pioneiro em fomentar a prática da inovação aberta no agronegócio, suas iniciativas, práticas e ferramentas são responsáveis por impulsionar a competitividade de seus parceiros na construção de produtos e serviços inovadores para uma cadeia agroalimentar cada vez mais digital e sustentável.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube