Home / Comunicação / Notícias
Publicado em 24 outubro, 2025
Em 2025, os projetos frutos da cooperação já representam mais da metade da carteira da Embrapii
A parceria entre a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e o Sebrae atingiu, nesta sexta-feira (24/10), a marca de 1.000 projetos apoiados de 1.169 empresas. Em algumas das iniciativas, há mais de uma empresa envolvida. Na mesma data, a Embrapii também celebra a contratação de 500 projetos só em 2025, considerando todos os modelos de fomento.
“A marca de mil projetos contratados em parceria com o Sebrae é motivo de grande orgulho para a Embrapii. Esse resultado que celebramos comprova a força da inovação nas pequenas e médias empresas brasileiras. Com o apoio do Sebrae, conseguimos ampliar o nosso alcance e democratizar o acesso ao fomento à inovação no Brasil”, afirma Alvaro Prata, presidente da Embrapii.
A bem sucedida aliança teve início em 2017 e, desde então, acumula R$ 842 milhões aportados em iniciativas que beneficiam micro e pequenas empresas e startups, sendo R$ 153 milhões provenientes do Sebrae. Em 2025, até este mês, os projetos frutos da cooperação já representam mais da metade da carteira da Embrapii.
Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, o Sebrae se concentra em impulsionar um desenvolvimento que seja simultaneamente sustentável e inovador, atuando no fortalecimento do empreendedorismo sustentável, mostrando que o desenvolvimento pode acontecer sem ameaçar as nossas riquezas naturais. “A parceria entre o Sebrae e a Embrapii amplia o acesso à inovação e transforma desafios tecnológicos em oportunidades reais de crescimento e modernização para as micro e pequenas empresas brasileiras”, afirmou.
Portfólio diversificado
Os projetos que marcam os quatro dígitos da parceria serão desenvolvidos pelas Unidades Embrapii Coppe, DCC-UFMG, IQ-USP, IFSC-FLN e Edge-UFAL. São projetos de temas variados, o que demonstra a diversidade de alcance da parceria para diversos setores e tecnologias distintas.
Um deles é da Unidade Embrapii Coppe-UFRJ, a pedido da empresa Integral, que pretende desenvolver um robô que faz o controle da infestação de corais-sol em estruturas artificiais submarinas, como plataformas, dutos e navios. O coral-sol é uma espécie invasora no Brasil que afeta a pesca e a biodiversidade brasileira.
O projeto da Unidade DCC-UFMG utiliza drones equipados com sensores LIDAR e inteligência artificial para analisar imagens aéreas de plantações de eucalipto. Com essa tecnologia, será possível calcular de forma automática e precisa a quantidade de madeira disponível e identificar árvores com brotações múltiplas, sem necessidade de medições manuais no campo. Dessa forma, o monitoramento das plantações se torna mais rápido, econômico e confiável, ajudando os produtores a tomar melhores decisões sobre o manejo da floresta.
O projeto em desenvolvimento pela Unidade Embrapii em Insumos Químicos e Bioquímicos Sintéticos USP busca produzir no Brasil um material chamado borato de lítio, que é muito puro e essencial para realizar análises químicas em laboratórios e em diversas indústrias. Hoje, esse material costuma ser importado e pode ser caro ou difícil de conseguir. Ao desenvolver uma forma nacional de produção, o projeto contribui para que laboratórios tenham acesso a esse insumo com mais facilidade, segurança e menor custo. Além disso, a iniciativa ajuda a fortalecer o conhecimento e a inovação no país na área de criação de novos materiais.
De olho em soluções para cidades inteligentes, o projeto desenvolvido pela Unidade Embrapii IFSC-Florianópolis quer criar um sistema que usa câmeras para identificar automaticamente quando uma vaga de estacionamento na rua está livre ou ocupada. Assim, motoristas poderão saber com mais facilidade onde podem parar o carro, sem precisar ficar rodando pela cidade procurando vaga. Ao reduzir deslocamentos desnecessários, a tecnologia poderá colaborar para o aumento da eficiência energética e redução da emissão de poluentes. O sistema tem ainda potencial para qualificar a organização do estacionamento nas vias públicas, o que é um grande desafio atual das cidades.
O projeto Game Levy será desenvolvido pela Unidade Embrapii Edge, de Maceió (AL), para aprimorar uma plataforma de educação fiscal gamificada. O cliente é o Instituto Brasileiro de Tributos Municipais e o objetivo do projeto é transformar o aplicativo atual de educação fiscal e conscientização tributária em uma solução mais robusta e escalável, permitindo implementação automatizada em novos municípios, gestão centralizada de conteúdo educacional, acompanhamento contínuo de engajamento dos usuários e suporte técnico eficiente através do chatbot.
Parceria Embrapii – Sebrae
Para atingir de forma ampla as micro e pequenas empresas e startups no ecossistema de inovação, a cooperação com o Sebrae capilariza os recursos da Embrapii e favorece a sinergia entre a sua rede de Unidades e as empresas.
O processo é simples e colaborativo. A empresa que enfrenta um desafio tecnológico busca uma Unidade Embrapii com competência técnica na área desejada e apresenta sua demanda. A Unidade analisa o problema, identifica o potencial de desenvolvimento e elabora uma proposta inicial de projeto.
Antes de avançar para a formalização, há um etapa de interface com o Sebrae, que garante colaboração e, ao mesmo tempo, abre espaço para a empresa receber novos atendimentos dentro da rede Sebrae, fortalecendo o apoio ao desenvolvimento de negócios inovadores em diferentes regiões do país.
Após a validação, a Unidade Embrapii conduz toda a gestão do projeto — da execução à prestação de contas —, incluindo o acompanhamento do investimento e da contrapartida financeira da empresa.
Risco compartilhado, resultado alcançado
A Embrapii aporta até 50% do montante total do projeto e o pagamento do valor restante é negociado entre a empresa e a Unidade Embrapii. Na contrapartida da empresa, o Sebrae cobre até 70% da contrapartida estabelecida para os micro e pequenos negócios e startups.
As tecnologias habilitadoras demonstram a dinamicidade dos pequenos negócios para o país. Os projetos de Inteligência Artificial e Integração de Sistemas beneficiados pela parceria Embrapii-Sebrae representam 49% dos projetos contratados. Também há um volume expressivo de projetos nas áreas de biotecnologia (11,85%), materiais (8,43%) e prototipagem (7,73%).
Entre os projetos contratados por meio da parceria entre o Sebrae e a Embrapii, 23,8% deles atendem a indústria de alimentos, 20% respondem a áreas transversais e outros 17,57% correspondem ao setor de saúde.
Saiba mais sobre essa parceria de sucesso: https://embrapii.org.br/sebrae/
Sobre a Embrapii
A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com instituições de pesquisa, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial, com o objetivo de fomentar a inovação na indústria. Para isso, conecta pesquisa e empresas, e divide riscos, ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado.
Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade com a competência técnica que se enquadra às necessidades de seu projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Acontece na Embrapii: confira a agenda de fortalecimento de pesquisa e tecnologia em outubro
Entre os dias 13 e 24 de outubro, a diretoria da Embrapii cumpriu compromissos com instituições de pesquisa e participação...
Continuar lendoEmbrapii abre chamada para credenciamento de Centro de Competência em Hidrogênio de baixa emissão de carbono
Mergulhe na inovação: Embrapii convida o público a refletir sobre atitudes sustentáveis na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Brasil e Suécia abrem chamada para projetos de inovação em mineração sustentável, bioeconomia ou cidades sustentáveis
Centros de Competência Embrapii ganham destaque internacional e posicionam o Brasil na fronteira tecnológica