3º ciclo do Programa Soja Sustentável do Cerrado busca iniciativas que gerem valor para conservação da vegetação nativa em propriedades rurais da região

Estão abertas as inscrições para o 3º ciclo do Programa Soja Sustentável do Cerrado (PSSC), iniciativa que fomenta o empreendedorismo e a inovação para a produção livre de desmatamento. Com dez startups selecionadas entre 122 inscritos no primeiro ano do programa, o terceiro ciclo priorizará propostas que gerem valor à conservação da vegetação nativa em propriedades rurais na região do Cerrado. Os interessados podem se inscrever até 9 de fevereiro. 

 O programa é o resultado da parceria entre o Land Innovation Fund e AgTech Garage, com apoio estratégico da EMBRAPII – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – e conta com recurso inicial de cerca de R$ 2,2 milhões para apoio às startups, com a possibilidade de aumento de receita a partir da entrada de novos parceiros interessados em apoiar o ecossistema de inovação pela sustentabilidade do agronegócio.

Bioma que ocupa 22% do território brasileiro, o Cerrado perdeu 8.351km2 de vegetação nativa no período de agosto de 2020 a julho de 2021, o equivalente a cinco vezes e meio o tamanho da cidade de São Paulo, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O aumento de 7,9%, se comparado ao mesmo período do ano anterior, é o maior do bioma desde 2015.

 A combinação de terras férteis, disponibilidade de água e relevo plano faz do Cerrado – em especial do Matopiba, fronteira agrícola entre os estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Oeste da Bahia – uma região com elevado potencial para o agronegócio, em particular para o plantio de grãos, e aponta para a necessidade de buscar soluções de inovação em favor do desenvolvimento agrícola sustentável. “Mais do que nunca, é necessário cuidar da terra para colher bons resultados – econômicos e socioambientais – expandindo o entendimento de que a inovação pode ser uma aliada da agricultura na busca pela sinergia entre produtividade e sustentabilidade”, afirma Carlos E. Quintela, diretor do Land Innovation Fund.

Para ampliar o portfólio de soluções de inovação, o 3º ciclo do Programa Soja Sustentável do Cerrado incentiva a participação de iniciativas que contribuam para conservar, restaurar ou ampliar a área de vegetação nativa na cadeia produtiva da soja, através de mecanismos financeiros que gerem receita a partir da floresta em pé; de iniciativas que reduzam o desmatamento e os riscos indiretos causados por ele; o desenvolvimento de serviços ambientais (carbono, água), o uso sustentável da terra e ferramentas de monitoramento do solo.

O Programa visa aproximar o mundo do agro 4.0 das questões ambientais, estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias que fomentem a sustentabilidade através da preservação dos recursos naturais e a restauração das áreas verdes na cadeia produtiva da soja no bioma Cerrado. “Queremos que as novas iniciativas complementem os projetos apoiados no 1º e nos 2º ciclos formem um conjunto de soluções de sustentabilidade capazes de atender a propriedade rural como um todo – da área plantada à floresta em pé”, afirma Carlos E. Quintela, diretor do Land Innovation Fund.

As startups selecionadas para o Programa Soja Sustentável do Cerrado participam de uma Jornada de Experiência, com acesso a mentorias estratégicas e técnicas, conexões com executivos da comunidade do AgTech Garage, troca de experiências com empreendedores, participação em eventos e workshops com profissionais da iniciativa privada e acompanhamento de um time de especialistas composto por integrantes de empresas parceiras com foco no desenvolvimento e escala de soluções que possam contribuir com os objetivos do Land Innovation Fund em fomentar a sustentabilidade na cadeia de suprimento da soja.

Os selecionados para o PSSC participam também de aulas masters e apoio técnico-científico de um time de pesquisadores selecionados para o Programa Fellowship Matopiba. “Com a interseção de dois programas, o AgTech Garage oferece toda sua expertise e potencial de conexão com o ecossistema da inovação aos empreendedores e pesquisadores interessados a trabalhar em sinergia e participar de uma jornada pelo desenvolvimento agrícola sustentável”, afirma José Tomé, co-founder e CEO do AgTech Garage.

Ao final do ciclo, mediante análise de um conselho consultivo, startups que se destacarem poderão receber apoio financeiro do Startup Finance Facility para o desenvolvimento das soluções. Com recursos do Land Innovation Fund e expertise do AgTech Garage, a iniciativa inédita de gestão e fomento a soluções de inovação dispõe de R$ 2,2 milhões para o desenvolvimento das soluções.

Até o momento, três propostas foram selecionadas para receber o aporte financeiro: HyperT, plataforma integrada de rastreabilidade, monitoramento e crédito de carbono apresentada por AgTrace, BrCarbon, BrainAg e Um grau e meio; Estoque de carbono no Oeste da Bahia, projeto da startup Agrorobótica para analisar diferentes cenários de solo em uma das regiões de maior produtividade agrícola do país; e Protege Cerrado, iniciativa de compensação de carbono para estimular a conservação e a restauração ambientais, das startups Plantem e Forestmatic.

Responsável pela ponte entre startups e empreendedores com os centros de pesquisas com infraestrutura de ponta e competências técnicas para desenvolver os projetos selecionados, a EMBRAPII também poderá cofinanciar soluções tecnológicas, a partir de critérios próprios, com recursos não reembolsáveis. “A inovação e a sustentabilidade são agendas estratégicas ao agronegócio brasileiro, que pode contar com o apoio das Unidades EMBRAPII para superar desafios tecnológicos. A interação de grandes empresas com o conhecimento de vanguarda de startups pode criar também um novo patamar de inovação no campo”, afirma Igor Nazareth, diretor de planejamento e relações institucionais da EMBRAPII.

As iniciativas em sinergia fomentarão o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis em toda cadeia de suprimento da soja diminuindo o impacto ambiental do cultivo e alinhando a produção de uma das principais commodities brasileiras às demandas internacionais de preservação e restauração do bioma cerrado.

Nos primeiros dois ciclos, o PSSC selecionou dez startups com soluções que vão de monitoramento ambiental ao tratamento do solo, passando por restauração ecológica, rastreabilidade e quantificação de carbono. São elas: Agrorobótica, AgTrace, Brain Agriculture, BrCarbon, Forestmatic, Plantem, Safe Traces, SciCrop, Quiron Digital e Um grau e meio.

Para maiores detalhes sobre o Programa, o processo de inscrição e seleção, visite a página: https://www.agtechgarage.com/soja-sustentavel/

Sobre o AgTech Garage:

O AgTech Garage é um hub de inovação especializado no agronegócio. Criado em 2017, conta hoje com mais de 60 grandes empresas parceiras, líderes em seus segmentos, e mais de 900 startups conectadas a sua comunidade virtual. Pioneiro em fomentar a prática da inovação aberta no agronegócio, suas iniciativas, práticas e ferramentas são responsáveis por impulsionar a competitividade de seus parceiros na construção de produtos e serviços inovadores para uma cadeia agroalimentar cada vez mais digital e sustentável. www.agtechgarage.com

Sobre a EMBRAPII:

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (EMBRAPII) é uma organização social que apoia instituições de pesquisa tecnológica em favor da inovação na indústria brasileira. A EMBRAPII atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré- competitiva da inovação. O objetivo da organização é estimular o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas tanto no mercado interno como no mercado internacional. https://embrapii.org.br/

Sobre o Land Innovation Fund:Criado com aporte inicial da Cargill e com gerenciamento a cargo da Chemonics International, o Land Innovation Fund apoia iniciativas que promovam uma cadeia produtiva da soja sustentável e livre de desmatamento, e que gerem impacto econômico e socioambiental positivo em áreas agrícolas de três biomas prioritários na região: Cerrado, Gran Chaco e Amazônia. O Fundo fomenta inovações que gerem aumento de produtividade por meio de práticas sustentáveis, mecanismos e abordagens que incentivem produtores a conservar e restaurar florestas e vegetações nativas e ações capazes de mobilizar redes e recursos em prol da transformação da cadeia produtiva da soja.  www.landinnovation.fund

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube