Home / Comunicação / Notícias

Notícias

Parceria internacional fortalece Centro de Competência Embrapii Einstein em Terapias Avançadas

Publicado em 6 outubro, 2025

O CTMC Network Alliance visa democratizar e acelerar o acesso a produtos de terapias celulares e gênicas para pacientes com câncer em todo o mundo. Iniciativa beneficia Centro de Competência Embrapii Einstein em Terapias Avançadas

 

O Centro de Manufatura de Terapia Celular (CTMC, do inglês Cell Therapy Manufacturing Center), uma joint venture entre a CDMO Resilience e o MD Anderson Cancer Center da Universidade do Texas, firmou parceria com o Centro de Terapia Celular do Hospital Israelita Albert Einstein. O objetivo é ampliar e acelerar o acesso de novos produtos de terapia celular e gênica para o tratamento do câncer não somente no Brasil, mas para toda a América Latina.

 

O Centro de Terapia Celular do Einstein coordena o Centro de Competência Embrapii Einstein em Terapias Avançadas, que também será beneficiado com essa iniciativa estratégica na área.

 

O mercado latino-americano de produtos terapia celular gerou mais de US$ 46 milhões em receita em 2023 e a projeção é de crescimento anual de 15%, atingindo US$ 129 milhões em 5 anos, sendo que o Brasil é responsável por mais de 52% deste mercado regional.

 

A entrada do Einstein como primeiro membro internacional do programa CTMC Network Alliance irá proporcionar a instituição que ela possa adquirir novas competências tecnológicas e aumentar o seu know-how técnico-científico no segmento das terapias avançadas que estão revolucionando a forma como tratamos e curamos doenças complexas.

 

Para Jason Bock, CEO do CTMC, “A democratização da terapia celular exige colaboração global. Ao trabalhar com os membros da Aliança, podemos acelerar sua capacidade de desenvolver processamento e fabricação locais. Temos orgulho de ter o Einstein como nosso primeiro membro internacional da Aliança e estamos ansiosos para compartilhar nosso profundo conhecimento sobre o desenvolvimento e a fabricação de terapias celulares, com especial enfoque na tecnologia dos linfócitos infiltrantes de tumores”.

 

Sobre o CTMC

 

O CTMC – uma joint venture do CDMO Resilience e o MD Anderson Cancer Center da Universidade do Texas – foi criado para acelerar o desenvolvimento e a fabricação de produtos de terapias celulares e gênicas inovadores para o tratamento de pacientes oncológicos. Localizado no Texas Medical Center, a proximidade física do CTMC com o MD Anderson facilita a colaboração com sua rede de pesquisadores especialistas, aproveita sua robusta infraestrutura de ensaios clínicos e promove o acesso aos seus pacientes acesso facilitado a terapias inovadoras, como as terapias com células CAR-T e linfócitos infiltrantes de tumores.

 

Sobre os Centros de Competência Embrapii


Os Centros de Competência Embrapii conduzem pesquisas de alto impacto e formam talentos para liderar a indústria do futuro. A Rede de Centros de Competência da Embrapii reúne instituições de excelência, com comprovada capacidade técnica e científica, capital humano altamente qualificado e infraestrutura de ponta. Esses Centros atuam em temas na fronteira do conhecimento — áreas estratégicas que ainda demandam intensa pesquisa para gerar novas competências e apoiar o desenvolvimento industrial do país.

 

Além da pesquisa avançada, os Centros são grandes impulsionadores de startups deep tech, acelerando novos modelos de negócio e transformando soluções inovadoras da pesquisa científica em produtos e serviços de mercado. Trata-se de um ecossistema único, que conecta ciência, tecnologia e indústria para transformar desafios em oportunidades para o Brasil

 

Há nove Centros de Competência Embrapii: Terapias Avançadas, Tecnologias Quânticas, Segurança Cibernética, Conectividade 5G e 6G, Plataformas de Hardwares Inteligentes, Agricultura Digital, Smart Grid e Mobilidade Elétrica, Open RAN e  Tecnologias Imersivas.

 

Sobre o  CCTA


O Centro de Competência Embrapii Einstein em Terapias Avançadas (CCTA), é um centro de referência nacional na geração e difusão de conhecimentos e competências no desenvolvimento de produtos de terapias avançadas, que incluem os produtos de terapia celular avançada, de terapia gênica e de engenharia tecidual.

 

É coordenado pelo Centro de Terapia Celular do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado o melhor hospital da América Latina e o 22º melhor do mundo no ranking da Newsweek  World’s Best Hospitals 2025. Os pesquisadores do CCTA estão desenvolvendo atualmente 23 produtos de terapias avançadas para o tratamento de diversas doenças raras, oncológicas, hematológicas, entre outras. Acesse a Brochura Eletrônica do CCTA para conhecer mais detalhes e saber como sua empresa pode fazer parte desta iniciativa.

Compartilhe

Posts Relacionados

Notícias

06/10/2025

Embrapii e Abimaq realizam encontro de líderes de inovação em Manaus

Mais de 20 líderes de indústrias de todo o país se reuniram em Manaus para a imersão Abimaq Embrapii Experience...

Continuar lendo