O objetivo do evento é promover a utilização daquele que é considerado o material do futuro aumentando a competitividade das empresas brasileiras

A Rede MCTI/EMBRAPII de Inovação em Grafeno ganha mais um parceiro para traçar estratégias de incentivo ao desenvolvimento de novas aplicações industriais para o material na indústria brasileira.  A 2DM, empresa de Singapura dedicada a tecnologia do grafeno, assina na próxima quinta-feira (26), acordo de cooperação com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). A cerimônia será realizada na Unidade EMBRAPII Instituto SENAI de Inovação em Polímeros em São Leopoldo/RS, às 11h, e contará com a presença do Secretário do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, e do secretário adjunto na Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (SICT), Ricardo Bastos. Acesse para assistir: https://youtu.be/OQWdRmg_3zs

A proposta é aproximar o conhecimento internacional das Unidades EMBRAPII, aumentar a competência tecnológica nacional promovendo a colaboração recíproca para desenvolver rotas nacionais de aplicação do grafeno. A medida vai gerar novos processos e produtos das empresas e, assim, contribuir para inovação empresarial.

A 2DM é uma spin-off do grupo de pesquisa de Singapura, que tem entre seus acionistas, importantes empresas brasileiras como CBMM e CSN. Ela passa a integrar um time de parceiros estratégicos da Rede, que conta com a Consultoria Planar, que tem, entre seus sócios, os dois principais cientistas do mundo no tema do grafeno: Antônio Hélio de Castro Neto, Fundador e Diretor do Centro de Pesquisas em Grafeno da Universidade Nacional de Singapura, e Konstantin Novoselov, cidadão russo-britânico responsável por primeiro isolar o grafeno e por isso recebeu o Nobel de Física em 2010.

Por que inovar com grafeno?

O grafeno é o mais leve e fino material existente, duzentas vezes mais forte do que o aço e considerado o melhor material condutor de calor e de eletricidade. Somam-se ainda à lista de características a alta flexibilidade, impermeabilidade e transparência do material. Há um amplo espectro de setores industriais potencialmente beneficiados pela exploração de tecnologia, como o setor têxtil, automotivo, aeroespacial, entre outros.

A Rede EMBRAPII/MCTI conta com 16 Unidades EMBRAPII e, com ela, será possível elevar o nível de maturidade tecnológica relativo ao uso do grafeno por meio de projetos cooperativos de P&D, além de potencializar a capacidade de atendimento às demandas por inovação da indústria nacional, fomentando e tornando-a mais forte e competitiva. O Brasil é um dos países com maior reserva de grafite, fonte do grafeno, ao lado da China e do Canadá.

Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII é uma Organização Social com Contrato de Gestão com os Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação (MEC) e Saúde (MS). A instituição coinveste em projetos de inovação do setor industrial e promove o encontro entre as empresas e centros de pesquisas credenciados e com competência técnica para desenvolvê-los.  Em pouco mais de seis anos de operações, já desenvolveu mais de 1300 projetos totalizando R$1,7 bilhão em inovação industrial.

Agenda do evento:

11:00 – Abertura:

  • Carlos Eduardo Pereira – Diretor de Operações da EMBRAPII
  • Carlos Trein – Diretor Regional do SENAI-RS
  • Ricardo Bastos – Secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação do RS
  • Paulo Alvim – Secretário de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI) do MCTI

11:15 – Apresentação empresa 2DM (Ricardo Oliveira – CTO – 2DM)

11:25 – Assinatura do 1º Termo Aditivo ao Termo de Parceria entre EMBRAPII e Planar, com inclusão da empresa 2Dm

11:30 – Apresentação da Rede MCTI-EMBRAPII de Inovação em Grafeno (Renato Mariano – EMBRAPII)

11:40 – Apresentação Unidade EMBRAPII em Polímeros (Viviane Lovison)

11:50 – Apresentação Unidade EMBRAPII UCS Graphene (Diego Piazza)

12:00 – GT Competitividade e Inovação RS (Gleverton de Munno)

12:15 – Encerramento

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube