Embrapii anuncia aumento de recursos ao investimento para estímulo à parceria entre empresas e institutos de pesquisa no desenvolvimento de novas rotas tecnológicas

O investimento na busca pela inovação em bioeconomia recebeu o reforço financeiro de mais R$ 20 milhões para o desenvolvimento de novas rotas tecnológicas. O aumento foi feito na modalidade Basic Funding Alliance (BFA), que, ao todo, conta agora com R$ 40 milhões para bioeconomia. O BFA é um instrumento de fomento à pesquisa e inovação industrial, aplicado pela Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que financia em até 90% o valor dos projetos desenvolvidos por consórcios dos quais envolvam ao menos duas unidades Embrapii (Institutos de Pesquisa credenciados), duas empresas e uma startup.

“O Basic Funding Alliance abrange uma categoria de projetos de soluções inovadoras com nível de maturidade tecnológica menor, mais perto da pesquisa básica, quando há grande risco para as empresas. A Embrapii preenche uma lacuna no desenvolvimento de tecnologia, compartilhando custos e riscos com o setor empresarial, além de estimular a pesquisa nacional”, explica o presidente interino Igor Nazareth.

O BFA traz vantagens às empresas e startups, que vão desde o incentivo ao investimento empresarial em novas rotas tecnológicas – o que já traz um diferencial competitivo -, até o acesso a especialistas e infraestrutura nos institutos de pesquisa para o desenvolvimento da ideia tecnológica. O objetivo da modalidade é de contribuir com o desenvolvimento de tecnologias disruptivas, intensivas em conhecimento e de maior risco, estimulando a participação de instituições de pesquisa e empresas brasileiras na produção de tecnologias na fronteira do conhecimento.

Aberta possibilidade de envio de projetos

A apresentação de propostas dos projetos está vigente até o dia 1º de dezembro de 2023 para o envio dos projetos em bioeconomia, ou até que se esgote o orçamento disponibilizado pela Embrapii, podendo ser prorrogado caso haja novo aporte de recursos. Clique aqui para acessar as orientações!

Os segmentos para o BFA em bioeconomia são:

Química de renováveis: o objetivo é utilizar a biomassa como matéria-prima para a geração de produtos químicos por meio de processos químicos, termoquímicos e biotecnológicos.

Novas tecnologias para produção de bioenergia: para ampliar o uso de biomassa para produzir energia, além dos já tradicionais etanol e biodiesel de primeira geração.

Cosméticos, produtos de higiene e fármacos: o objetivo é utilizar produtos derivados de biomassa e em particular o patrimônio genético brasileiro para incorporar características desejadas nos cosméticos, produtos de higiene e fármacos.

Busca de moléculas para doenças na agricultura: para identificar e desenvolver moléculas e produtos derivados que possam ser utilizadas para tratamento de doenças na agricultura.

Tecnologias para biorrefinarias: para desenvolver métodos, processos, equipamentos e técnicas para biorrefinarias.

Sistemas agroflorestais e manejo sustentável: com objetivo de desenvolver tecnologias que permitam consorciar árvores exóticas ou nativas com culturas agrícolas.

Sobre a Embrapii
A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com instituições de pesquisa, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial, com o objetivo de fomentar inovação na indústria. Para isso, conecta institutos de pesquisa e empresas, e divide riscos, ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado. Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apr

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube