Novo equipamento utiliza luz ultravioleta (UVC) para eliminar microrganismos, como o vírus da Covid-19. Tecnologia recebeu recursos da EMBRAPII e foi desenvolvida pela equipe de Biofotônica e Instrumentação da USP de São Carlos

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) investiu recursos não reembolsáveis no desenvolvimento de um equipamento portátil para automóveis, capaz de descontaminar o ar, eliminando todo o tipo de microrganismos, como bactérias e vírus. A inovação é da empresa Triunfo Soluções em Engenharia Indústria e Comércio e contou com a atuação de pesquisadores da Unidade EMBRAPII – Biofotônica e Instrumentação, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

Em tempos de pandemia, ambientes fechados podem ser um risco para a propagação do vírus da Covid-19 e nem sempre é possível manter as janelas dos carros e vans abertas, conforme a orientação das autoridades sanitárias. A solução desenvolvida vai ajudar a combater este problema mantendo o ar interno limpo por meio de uma sanitização automática.

O sistema utiliza a tecnologia UVC (luz ultravioleta) que, ao incidir no vírus, destrói sua camada proteica e todo material genético, o inativando. O equipamento pode ser utilizado em qualquer modelo de veículo, basta ter uma entrada de 12V, o antigo acendedor de cigarro, inclusive, simultaneamente com o ar-condicionado do carro. O sistema é equipado com LED’s UVC que apresentam maior durabilidade e possui sistema eletrônico simples e de fácil manutenção ou substituição de componentes.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube