Home / Comunicação / Notícias
Publicado em 4 novembro, 2025
O presidente da Embrapii, Alvaro Prata, participou nesta terça-feira (4) de audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação, na Câmara dos Deputados. A atividade aconteceu na subcomissão especial Simplifica Ciência, convocada pelo deputado federal Vitor Lippi (PSDB-SP), com objetivo de analisar os impactos dos entraves burocráticos que comprometem o avanço da pesquisa científica e do desenvolvimento do setor de ciência, tecnologia e inovação. O espaço é destinado à escuta de representantes de instituições públicas e privadas para identificar os principais obstáculos que dificultam os projetos de ciência, tecnologia e inovação no país, contribuindo com propostas que simplifiquem estes processos.
Prata apontou os principais obstáculos para o desenvolvimento tecnológico: burocracia, insegurança jurídica, articulação dos agentes (academia, governo e setor produtivo), recursos humanos, infraestrutura e financiamento insuficiente. “As nações bem-sucedidas estimulam a formação de cientistas e pesquisadores, além de investir na infraestrutura, para que seja possível o desenvolvimento da ciência através da pesquisa, que leva à geração de bons negócios e ao desenvolvimento industrial, econômico e social. É um sistema que se retroalimenta”, afirmou.
Na ocasião, ele apresentou o modelo de negócios simplificado da Embrapii, que tem tido muito sucesso em sua missão de levar a boa ciência para a indústria. Segundo Prata, é possível ampliar esse modelo para o sistema nacional de ciência e tecnologia. O presidente da Embrapii destacou ainda a evolução da instituição em investimento e contratação de projetos. “A Embrapii apoia a indústria a partir das suas unidades credenciadas. São 91 unidades, em 18 estados, nas 5 regiões do país, em 18 estados, com quase R$ 7 bilhões investidos em mais de 3.500 projetos contratados”, enumerou.
Também participaram da sessão a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Francilene Garcia; o presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI), Diego Menezes; o diretor da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Lisandro Granville; a diretora de desenvolvimento científico e tecnológico do Instituto Federal de Brasília, Débora Leite Silvano; a representante dos dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), professora Tanara Lauschner; e o deputado federal Ricardo Galvão (Rede-SP), recém-empossado na Câmara e ex-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Sobre a Embrapii
A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com instituições de pesquisa, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial, com o objetivo de fomentar a inovação na indústria. Para isso, conecta pesquisa e empresas, e divide riscos, ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado.
Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade com a competência técnica que se enquadra às necessidades de seu projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Centro de Competência Embrapii promove webinar sobre engenharia gênica
O Centro de Competência Embrapii Einstein em Terapias Avançadas (CCTA) realizará, no dia 18 de novembro, às 10 horas, o...
Continuar lendoEmbrapii participa da macroentrega do projeto pioneiro Carne Cultivada
Em novembro, a Embrapii diversifica sua agenda de eventos pelo Brasil
Acontece na Embrapii: confira a agenda de fortalecimento de pesquisa e tecnologia em outubro
Parceria entre Embrapii e Sebrae celebra a marca de 1.000 projetos