Na mesma solenidade, Chico Saboya recebeu medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico das mãos de Lula e da ministra Luciana Santos

Foto: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)

O presidente da Embrapii, Chico Saboya, recebeu nesta quarta-feira (12) a medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico, em razão da atuação da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) – entidade que também preside – reconhecida por trabalhar pelo desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil. 

A condecoração foi entregue pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pela ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. A solenidade no Palácio do Planalto marcou também a retomada do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), após cinco anos sem funcionamento. O Conselho foi reformulado para ampliar a participação de representantes do governo e da sociedade civil. Chico Saboya integra o colegiado como representante dos produtores e usuários de C&T. 

“O mundo todo está numa encruzilhada histórica. Ao mesmo tempo em que precisamos combater a fome e a desigualdade, precisamos repensar totalmente as formas de produção que o mundo vem adotando desde o tempo da Revolução Industrial. O futuro da humanidade só será garantido a partir de novas ideias, de novas tecnologias, de muito mais ciência. E isso passa pela retomada da nossa indústria, de novas bases; uma indústria mais limpa, mais intensiva em tecnologia e com baixa emissão de carbono”, destacou o presidente Lula.

A Embrapii tem como missão conectar os principais centros de pesquisa do país às empresas, com o objetivo de promover o desenvolvimento de soluções inovadoras baseadas nas demandas da indústria. Por isso, a organização integra as atuais estratégias nacionais para a nova industrialização e para o fortalecimento e execução da política nacional de ciência e tecnologia. “Todas as pesquisas que fizermos não podem ficar paradas na gaveta. Temos que transformar essa pesquisa em um produto. Precisamos discutir isso como política industrial. A gente faz pesquisa para que o resultado do que a gente aprendeu se torne um bem coletivo. Se a gente fizer isso, esse país será outro”, enfatizou o presidente da República. 

Na avaliação de Saboya, a Embrapii contribui de forma concreta para superar grandes desafios nacionais. “É um orgulho muito grande participar desse momento. E para nós da Embrapii é ainda mais importante fazer parte desse Conselho, para que a gente possa materializar, ou ajudar a materializar, aquilo que o presidente Lula enfatizou: ‘é preciso tirar a ciência da gaveta’”. O presidente da Embrapii destacou a necessidade de avançar para além do estágio da produção de papers e convertê-los em produtos e serviços que solucionem os problemas reais da sociedade. “A Embrapii é exatamente esse espaço; uma instituição criada para promover a articulação entre o mundo da ciência e o setor produtivo. A Embrapii se junta a esse esforço para o desenvolvimento do Brasil”.

Novo Conselho

Órgão de assessoramento do Presidente da República, o CCT é o principal fórum de debate com a comunidade científica, a sociedade e o setor produtivo sobre a Política Nacional de Ciência e Tecnologia. A última reunião ocorreu em 1º de agosto de 2018. O CCT é composto por 34 membros, conta com a participação de 16 ministros de Estado, 8 membros entre produtores e usuários de ciência e tecnologia e 9 representantes de entidades dos setores de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia. 

Entre as atribuições do Conselho estão as de propor: a política de ciência e tecnologia do País, como fonte e parte da política nacional de desenvolvimento; planos, metas e prioridades de governo referentes à ciência e à tecnologia, com as especificações de instrumentos e de recursos; avaliações relacionadas à execução da política nacional de ciência e tecnologia; e opiniões sobre propostas ou programas que possam causar impactos à política nacional de desenvolvimento científico e tecnológico, e sobre atos normativos de qualquer natureza que objetivem regulamentá-la.

Medalha do mérito 

A Medalha Nacional do Mérito Científico é concedida a entidades que demonstram um compromisso excepcional com o avanço da ciência e da tecnologia no Brasil. Chico Saboya, que assumiu neste mês a presidência da Embrapii, recebeu a honraria em reconhecimento aos relevantes serviços em favor do incentivo à inovação tecnológica e pesquisa científica no país prestados pela Anprotec. 

Entre os homenageados estavam também a médica sanitarista Adele Benzaken e o infectologista Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda. Ainda na solenidade, Lula assinou decreto que convoca a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, prevista para o primeiro semestre de 2024.  

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube