Programa será realizado entre os dias 13 e 17 de fevereiro nas cidades de Nova Iorque, Washington e Boston; inscrições estão abertas

Empresários brasileiros que desenvolvem projetos de inovação industrial terão a oportunidade de participar de um programa de imersão no mercado norte-americano, em locais como o MIT, o Departamento de Energia (DoE) e a Cornell Tech, entre os dias 13 e 17 de fevereiro. A iniciativa faz parte do Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), coordenada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) com apoio da Embrapii (Empresa Brasileira de Apoio à Pesquisa e Inovação Industrial). As inscrições estão abertas.

“O setor industrial brasileiro possui enorme potencial de internacionalização de negócios. Os programas de imersão são importantes porque dão aos nossos empresários a oportunidade de conhecer as particularidades do mercado no exterior. Os participantes poderão definir estratégias eficientes para internacionalização de seus produtos ou serviços, de forma que possam trabalhar na prospecção de clientes e abrir portas para novos negócios”, destaca Igor Manhães Nazareth, presidente interino da Embrapii.

O programa prevê um amplo calendário de atividades nas cidades de Nova Iorque, Washington e Boston, nos Estados Unidos. Os temas norteadores desta edição são manufatura avançada, inovação aberta, indústria 4.0, venture capital, estratégia em ciência, tecnologia e inovação, e empreendedorismo. Ao longo da imersão, eles vão conhecer de perto o ecossistema de inovação norte-americano, com visitas a instituições de governo, empresas de inovação aberta, entidades de desenvolvimento econômico, fundos de venture capital, universidades e laboratórios do Manufacturing USA.

Durante toda a viagem, o grupo vai contar com suporte técnico e acompanhamento da equipe organizadora, além de serviço de tradução simultânea. Ao final da imersão, todos os empresários receberão certificado eletrônico de participação e demais materiais de referência.

Calendário

A imersão terá início no dia 13, em Washington, com visita ao Council on Competitiveness, organização americana sem fins lucrativos, como missão de aumentar a competitividade econômica dos Estados Unidos no mercado global. Na mesma data, os empresários vão participar de apresentações da National Science Foundation (NSF) e do Departamento de Energia (DoE) sobre suas atuações no fomento à inovação nos EUA. Os participantes também farão visita ao campus e showrooms do National Institute of Standards and Technology (NIST).

Nos dias 14 e 15, a imersão ocorrerá em Nova Iorque começando com visita ao SOSA, plataforma global de inovação aberta que atua na busca e validação de startups e tecnologias. A agenda inclui também visitas ao New York Biolabs at NYU Langone e ao campus da Cornell Tech. A passagem por NY se encerra com as atividades no Brooklyn Navy Yard, um parque industrial, que é reconhecido como modelo de viabilidade e impacto positivo em termos de desenvolvimento industrial urbano moderno.

Nos dias 16 e 17, o grupo estará em Boston e iniciará as atividades com visita ao campus da Universidade de Harvard, com ações no Escritório de Desenvolvimento de Tecnologia da Universidade. Em seguida, farão visita à AFFOA (Advanced Functional Fabrics of America), um dos institutos da rede Manufacturing USA. O grupo ainda vai conhecer as instalações do MIT, com visita ao Media Lab – que compreende uma ampla agenda de pesquisa e um programa de pós-graduação em Artes e Ciências da Mídia -, e assistir a uma apresentação do MIT Reap, aceleradora de Empreendedorismo Regional que seleciona, anualmente, grupos stakeholders de ecossistemas de inovação de todo o mundo para acelerar o desenvolvimento dessas regiões

Ações de preparação

Além do cronograma da viagem, o programa de imersão realizado por meio da parceria entre a Embrapii e a CNI inclui ainda atividades anteriores à viagem, destinadas à preparação dos empresários para a imersão. Inicialmente é realizado o alinhamento conceitual, com realização de palestras, debates e estudos de caso sobre os temas norteadores da imersão. Eles recebem ainda um caderno técnico contendo a agenda detalhada e os perfis dos participantes e anfitriões.

Sobre a MEI

Criada em 2008, a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), tem o objetivo de trabalhar para que a inovação seja reconhecida como imprescindível para o Brasil alcançar o crescimento econômico e o bem-estar social. A MEI, como protagonista na colaboração e no engajamento entre os setores privado, público e acadêmico, aponta para a importância da proposição de políticas públicas de CT&I, que visem ampliar e orientar capacidades, ativos, vocações e competências.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube