Home / Comunicação / Notícias

Notícias

Programa Educacional de Unidade Embrapii é reconhecido pela Agenda 2030 da ONU

Publicado em 13 janeiro, 2026

Foto: Orlando Costa

Edge Academy recebe Selo ODS Educação e reforça compromisso com inovação, formação tecnológica e impacto social

 

Desenvolver pessoas para impactar o mundo por meio da tecnologia. É com esse propósito que o Edge Academy, programa da Unidade Embrapii Edge/Ufal Edge, forma talentos para atuar em tecnologia, pesquisa e inovação. Em 2025, essa trajetória ganhou um importante reconhecimento: o programa recebeu o selo ODS Educação, certificação que valida iniciativas educacionais alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A conquista reforça o posicionamento do Edge como referência nacional em PD&I. Desde 2020, o centro de inovação é credenciado como Unidade Embrapii e, em 2024 classificado na categoria Diamante, o mais alto nível de desempenho concedido pela Empresa.

 

O selo ODS Educação reconhece ações educacionais que contribuem de forma efetiva para a Agenda 2030, a partir de uma metodologia articulada pelo Instituto Selo Social, integrante da Comissão Nacional para os ODS (CNODS). Na edição 2025, 129 organizações foram certificadas em todo o país. A Ufal teve 27 iniciativas reconhecidas, entre elas o Edge Academy.

 

Voltado a estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação da Ufal, o programa oferece uma formação complementar à graduação, integrando capacitação técnica, desenvolvimento de competências comportamentais e participação direta em projetos reais de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), executados em parceria com empresas e instituições nacionais e internacionais.

 

Atualmente, o Edge Academy conta com 123 alunos ativos, em sua maioria residentes em Maceió e oriundos das classes C, D e E, ampliando o acesso à educação de qualidade e às oportunidades no setor de tecnologia. Nesse sentido, o programa contribui diretamente para o ODS 4 – Educação de Qualidade, ao fortalecer a formação universitária por meio de experiências práticas, conexão com a indústria e inserção qualificada no mercado de trabalho.

 

“O reconhecimento do Edge como Unidade Embrapii Diamante está diretamente conectado à forma como olhamos para as pessoas. O selo ODS Educação valida que o Edge Academy vai além da capacitação técnica: ele une excelência acadêmica, impacto social e compromisso com o desenvolvimento sustentável”, destaca o coordenador do Edge e professor da Ufal, Willy Tiengo. “Formar profissionais em tecnologia é também ampliar oportunidades, reduzir desigualdades e preparar talentos para gerar soluções alinhadas aos desafios globais da Agenda 2030”, completa.

 

O programa também se destaca por ações voltadas à inclusão e diversidade, alinhadas aos ODS 5 (Igualdade de Gênero) e ODS 10 (Redução das Desigualdades), como o Hackademy Girls, maratona de inovação exclusiva para mulheres que estimula a participação feminina na área de tecnologia a partir de desafios inspirados nos ODS da ONU.

 

Para a coordenadora do Edge Academy, Elysanne Paes, ao preparar estudantes para uma inserção qualificada no mercado e estimular carreiras em tecnologia, inovação e pesquisa aplicada, o programa contribui ainda para os ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), fortalecendo o ecossistema de inovação a partir do Nordeste do país.

 

O financiamento do Edge Academy ocorre por meio da execução de projetos realizados pelo Edge com recursos de parceiros no âmbito do Programa Prioritário de Inovação (PPI-Softex), possibilitando o cumprimento de contrapartidas da Lei de Informática e garantindo a sustentabilidade do programa. A iniciativa reforça o papel do Edge/Ufal como agente estratégico na formação de talentos e no desenvolvimento de soluções tecnológicas de alto impacto para a indústria brasileira.

 

Sobre a Embrapii

 

A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com Instituições de Ciência e Tecnologia, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial e fomentar a inovação na indústria. Para isso, conecta centros de pesquisa e empresas, compartilhando os custos da inovação ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado.

 

Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade Embrapii com a competência técnica que se enquadra às necessidades do projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Além disso, possui parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 

*Com informações da Unidade Embrapii Edge/Ufal

Compartilhe

Posts Relacionados

Notícias

19/12/2025

Embrapii fecha 2025 com recorde de contratos e amplia presença para todos os estados

Pela primeira vez em 12 anos, a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) alcança a marca de 700...

Continuar lendo