A inovação está em desenvolvimento com pesquisadores do ISI Biomassa e vai ajudar no enfrentamento à Covid-19 utilizando uma solução natural a partir do bio-óleo da macaúba

Desde o início da pandemia da Covid-19 é crescente a busca por produtos capazes de fazer a esterilização de ambientes para evitar o contágio da doença. Pensando em viabilizar esta demanda da indústria, a EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) está apoiando um projeto de desenvolvimento de sanitizante com ação antibactericida e antifúngica a partir do bio-óleo da macaúba, tipo de palmeira nativa brasileira com alto teor de óleo. O produto poderá ser utilizado para esterilização de grandes áreas públicas, áreas comuns em estabelecimentos comerciais ou residenciais, calçadas ou transporte público, por exemplo.

Pesquisadores da Unidade EMBRAPII ISI Biomassa (Instituto Senai de Inovação em Biomassa), localizado em Três Lagoas (MS), em parceria com a empresa Soleá, atuam no projeto cuja origem será de resíduos do processamento da macaúba. Além de não agredir o meio ambiente, o produto natural ainda tem o benefício de trazer uma formulação de custo reduzido em relação às soluções com o mesmo objetivo existentes no mercado.

Segundo Carolina Andrade, diretora da Unidade EMBRAPII – ISI Biomassa, o projeto traz conceitos importantes de sustentabilidade preservando o meio ambiente e oferecendo soluções de higienização de maneira eficiente na eliminação do Coronavírus e de outros microrganismos nocivos à saúde. “Buscamos uma alternativa aos produtos químicos que são usados hoje em dia, que fosse sustentável, eficaz, no sentido de sanitização, e que ao mesmo tempo fosse viável no custo de produção em alta escala. Nossas pesquisas trouxeram isso”, destaca.

Iniciativas EMBRAPII contra o Coronavírus

A EMBRAPII é uma Organização Social com contrato de gestão com os Ministérios de Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações (MCTIC), Educação (MEC) e Saúde. A instituição adotou uma série de medidas que irão contribuir para o desenvolvimento de projetos emergenciais como este com o objetivo de viabilizar soluções que unam a pesquisa ao setor empresarial de maneira desburocratizada. Já são mais de 50 projetos apoiados no combate à pandemia.

arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube