Iniciativa de mobilidade elétrica converte carros a combustão em elétricos e/ou híbridos e promove a eletromobilidade sustentável

O Movimento Brasil pelo Meio Ambiente selecionou um projeto Embrapii para ser um dos cases brasileiros expostos em Dubai, nos Emirados Árabes. A iniciativa foi destaque na COP 28 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023), que terminou no dia 12 de dezembro e reuniu líderes e ambientalistas de todo o mundo para discutir iniciativas para frear o aquecimento global. Desenvolvida pela Unidade Embrapii IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), a solução converte carros a combustão em elétricos e/ou híbridos.

A tecnologia pode ser acoplada nos automóveis e oferece uma opção mais barata para ter um veículo elétrico, com menor custo de energia e manutenção. O sistema contribui para reduzir as emissões de gás carbônico no planeta e garante uma mobilidade mais limpa, econômica e inteligente. Além disso, democratiza o acesso aos veículos elétricos e híbridos, tornando-os mais acessíveis para os consumidores. A solução foi viabilizada pelo projeto ConverTe e contou com o apoio da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina). 

Infraestrutura para inovação

A Unidade Embrapii IFSC conta com o primeiro laboratório do Brasil com tecnologia Beifang – a maior empresa de treinamento de automobilismo da China – para treinamento em Mobilidade Elétrica. Para 2024, o laboratório será utilizado para um curso de especialização em mobilidade elétrica com parceria do Instituto Politécnico de Setúbal, de Portugal. A cooperação vai proporcionar dupla diplomação aos estudantes do curso. Além disso, já estão sendo estudados mais cursos de mestrado e o primeiro programa de doutorado do IFSC, em 2026.
Esta Unidade é vinculada ao Polo de Inovação e possui Sistemas Inteligentes de Energia como área de competência. Seus projetos de PD&I partem de demandas empresariais e tem como diferencial o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Se você representa uma empresa que quer contar com a Embrapii, entre em contato com uma de nossas Unidades que abrange a sua área de interesse clicando aqui.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube