Invento consiste em método para encapsular células-tronco de animais

Com informações do INT

O projeto da Unidade Embrapii INT em parceria com a empresa MEDMEP – Excelência em Medicina Personalizada Ltda., desenvolvido no âmbito do fomento Embrapii/Sebrae, culminou com pedido de patente “Cosmecêuticos para animais de estimação” (BR 10 2023 005989-9), depositado no último dia 30 de março. O trabalho incluiu o desenvolvimento de método para encapsular células-tronco destinadas a tratar doenças autoimunes em animais de companhia (pets), se valendo de processos nanotecnológicos que aumentam a performance do tratamento de lesões e o período de vida do produto em ambiente fora de laboratório.

“O INT, bem como o apoio da rede de instituições participantes da Embrapii, foi elemento primordial para desenvolvermos uma ideia que alimentávamos há algum tempo de levar ao consumidor final, neste caso o tutor de animais de companhia, o poder curativo das células-tronco. Além da capacidade técnica e dos equipamentos disponibilizados, a Unidade Embrapii INT tornou possíveis testes e simulações que poucos no mercado podem oferecer” – avalia Sheila Laham, sócia-responsável pelas operações e membro do Comitê de Assessoramento do Grupo MEDMEP.

No Instituto, o trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Tecnologia de Pós (Latep), com apoio do Centro de Caracterização em Nanotecnologia para Materiais e Catálise (CENANO) em boa parte das experimentações.

“O desenvolvimento otimizou tecnologias consolidadas de micro e nanoencapsulação de moléculas ativas, atendendo a requisitos de segurança e eficácia específicos deste produto” – explica o pesquisador Fabio Dantas, que liderou o projeto pelo INT.

“A pesquisa, por definição, exige grandes volumes de investimento, recursos geralmente exíguos no mundo das pequenas empresas. Sem dúvida, a participação destas instituições no fomento a empresas como a MEDMEP é fator primordial para a criação de projetos inovadores em nosso país. Sem seu apoio talvez não tivéssemos nos embrenhado nesta jornada” – celebra Sheila Laham.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube