Tecnologia óptica é capaz de classificar diferentes tipos de ameaças e emitir alertas em tempo real
Usar o que há de melhor na tecnologia nacional para garantir a segurança em grandes áreas evitando invasões. Este é um dos objetivos do Fence Lite, equipamento inovador que entra no mercado a partir desta quinta-feira (10), resultado de um dos 792 projetos apoiados pela EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). O aparelho, idealizado pela empresa Alfa Sense e desenvolvido pela Unidade EMBRAPII, CPqD, foi apresentado ao público na tarde desta quarta-feira (9) em evento realizado em Campinas, no interior paulista. A iniciativa também contou com o apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
A inovação oferece segurança de perímetros e detecta, através de fibra óptica que atua como sensores de vibração ultrassensíveis, diferentes tipos de ameaças, ou seja, a cada toque na área monitorada o sistema interpreta o que pode ser uma invasão para emitir alertas em tempo real. Todas as formas de intrusão podem ser identificadas, seja por meio de tentativa de escalada, corte no alambrado, quebra do muro, corte da fibra, escavação, túneis ou outras artimanhas utilizadas pelos criminosos.
“O que a gente vê é um caso de sucesso de uma empresa pequena que tinha uma ideia e, com a parceria EMBRAPII e Sebrae, conseguiu transformá-la em um produto atraindo investidores e interesse do mercado”, apontou Eduardo Brito, coordenador da diretoria de operações da EMBRAPII. Para Hamilton Silva, diretor da empresa Alfa Sense, só foi possível viabilizar o Fence Lite com parcerias que agregassem na proposta. “A EMBRAPII foi fundamental para a realização deste projeto porque quando você fala em inovar, em trazer uma nova tecnologia para o mercado, você precisa contar com parceiros que realmente acreditam na indústria e a EMBRAPII mostrou isso, graças ao modelo nós conseguimos realizar este projeto no Brasil”, destacou.
A tecnologia também pode funcionar em conjunto com outras soluções voltadas à proteção perimetral – como câmeras, sirenes, centrais e painéis de alarme e softwares de terceiros, o que representa um diferencial em relação a outros sistemas disponíveis no mercado. A instalação é simples e de baixo custo, uma vez que não requer infraestrutura em campo e ainda apresenta a vantagem de não gerar alarmes falsos. No caso de uma ameaça, é possível programar ações como, por exemplo, acender holofotes, emitir sinais sonoros ou direcionar câmeras para o local, entre outras funcionalidades.
A solução foi desenvolvida para ser usada tanto no perímetro de um condomínio como em áreas maiores (médias e grandes distâncias), inclusive, diversas empresas de segurança participaram do evento e já receberam certificados de habilitação para iniciar o uso da nova tecnologia.
Já conhece o modelo EMBRAPII?
No modelo de apoio à inovação adotado pela EMBRAPII, as empresas que possuem um projeto avaliado como inovador devem se associar a um dos 42 centros de pesquisa e desenvolvimento que foram credenciados pela organização. Esses centros avaliam os projetos, analisando questões como viabilidade técnica e interesse do mercado. Caso aprovados, os gastos para seu desenvolvimento são divididos em três partes. A EMBRAPII fica responsável por um terço do investimento, o centro de pesquisa disponibiliza mão de obra e equipamentos, e a empresa financia o restante.