Inovação tecnológica vai possibilitar a detecção de falhas no sistema de monitoramento de radares

O Relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta o Brasil entre os países recordistas em mortes no trânsito, considerada a segunda maior causa de mortes externas no país. Para conter esta marca preocupante e tornar as rodovias e avenidas brasileiras mais seguras, novas tecnologias estão sendo desenvolvidas. Um exemplo é o projeto que nasceu da parceria entre a EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e a empresa Mobit. O objetivo é o de aperfeiçoar o controle do monitoramento de radares e dispositivos de fiscalização, instalados nas vias públicas.

O Polo de Inovação do Instituto Federal do Ceará, que é uma Unidade EMBRAPII, desenvolveu a tecnologia, que já está no mercado. O sistema inteligente é composto por um software web de monitoramento, que extrai informações de um Big Data de dados dos equipamentos, e um módulo de Inteligência Artificial, capaz de prever possíveis desvios operacionais. Com essa solução, a empresa passa a realizar correções e manutenções de forma preventiva e mais assertiva, tornando o funcionamento da fiscalização mais eficiente e consequentemente contribuindo para a proteção da vida de pedestres, motoristas e passageiros.

Para Henrique Leitão, coordenador do projeto na Unidade EMBRAPII – IFCE, a solução desenvolvida proporciona vários benefícios à empresa responsável pelo serviço de fiscalização, uma vez que possibilita o monitoramento mais transparente do seu parque de equipamentos instalados nas vias. “O uso de Inteligência Artificial na predição de desvios de operação alterou o processo de manutenção tornando-o preventivo ao invés de corretivo, possibilitou a redução do tempo de indisponibilidade dos equipamentos e por fim contribuiu para a redução de possíveis penalidades contratuais devido ao mal funcionamento ou indisponibilidade do seu sistema de fiscalização”.

ROTA 2030

A EMBRAPII é coordenadora do Programa Prioritário de Mobilidade e Logística – Rota 2030, iniciativa do Governo Federal para fortalecer e alavancar a atividade de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na cadeia do setor automotivo no País. Para as empresas que desejam desenvolver projetos de inovação e buscam parceria, a instituição tem dois modelos, o tradicional que oferece até 1/3 de recursos não reembolsáveis e o específico que garante até 50% do valor do projeto, desde que envolva mais de uma empresa e, pelo menos uma delas, seja pequena. O objetivo é alimentar a cadeia produtiva trabalhando conjuntamente, inclusive, com startups. Além disso, disponibiliza uma de suas 42 Unidades EMBRAPII (Centros de Pesquisas) com competência técnica para o desenvolvimento dos projetos, de maneira ágil, flexível e burocracia zero, sem a necessidade de esperar por edital.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube