Iniciativa envolve consórcio de 14 empresas que buscam por solução inovadora para as demandas do setor

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e a ABAL (Associação Brasileira do Alumínio) lançarão nesta terça-feira (01/10/2019) o primeiro projeto oriundo da Aliança Estratégica firmada em fevereiro entre as instituições. Trata-se de uma solução inovadora na aplicação do alumínio em automóveis e veículos de carga e de passageiros. A iniciativa, que reúne 14 empresas produtoras e usuárias de alumínio, será desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Tecnológica do Estado de São Paulo (IPT), uma das 55 Unidades EMBRAPII.

O projeto tem como objetivo desenvolver um sistema para estudo comparativo de juntas de alumínio em estrutura de veículos automotivos. “A proposta de reunir empresas para o desenvolvimento de projetos que atendam demandas comuns de mais de um setor é muito importante para o incentivo à inovação no país”, afirma o diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães. “Este projeto tem um aspecto pré-competitivo importante, que é o trabalho em forma de consórcio. Assim como a disponibilidade de fomento via EMBRAPII que é fundamental para a sua realização. A indústria irá se beneficiar com um conhecimento tecnológico de ponta”, explica Jefferson de Oliveira Gomes, diretor-presidente do IPT.

A ideia em reunir empresas do segmento vem sendo trabalhada pela ABAL com as suas associadas desde o início do ano e evoluiu com a participação das empresas automotivas e de transporte e na definição do IPT como a unidade EMBRAPII executora ideal para o tipo de projeto. “As empresas da cadeia produtiva do alumínio entendem que, para se manterem competitivas, é preciso investir em inovação e tecnologia. É essa ideia que move o nosso acordo com a EMBRAPII e o IPT. Tenho certeza de que será um exemplo e um marco para a indústria nacional, além, é claro, de contribuir com soluções que são prioridade para o nosso segmento”, diz Milton Rego, presidente executivo da ABAL

Empresas participantes do projeto:

Aethra, CBA-Companhia Brasileira de Alumínio, Esab, FCA-Fiat Chrysler Automóveis, Hydro Extrusion, Iochpe Maxion, Metalsa, Novelis, Prolind, Randon, ReciclaBR, Arconic, FSW Brasil e Lord.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube